É verdade que o humano não pode gerar descendentes com outros animais?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      14/09/14 às 13h51

Parece uma pergunta de gente esquisita ou até mesmo inocente demais, mas, realmente, você sabe o que define uma espécie? De acordo com a ciência, é a capacidade de gerar descendentes férteis, que obriga os pais a terem um código genético praticamente igual e gerar descendentes fertéis.

O ser humano, até onde se sabe, não é capaz de gerar descendentes com nenhuma outra espécie de primatas, sendo um ponto único na espécie - na verdade, o que define a mudança de primatas para hominídeos. Temos 95% em comum com chimpanzés, o que supõe a possibilidade do chamado "humanzee", mas ninguém até hoje tentou criar esse negócio (que bom!).

Outro fator negativo para o sucesso da ideia é o dos espermatozoides humanos funcionarem exclusivamente com a parede do útero de outros hominídeos, o que descartaria a possibilidade de um ser gerado naturalmente com outras espécies. Se algum cientista maluco já tentou fazer isso em seu laboratório, deixaremos para que algum filme de terror ruim nos conte.

4AA

Apesar disso, provavelmente somos o resultado do entrecruzamento de espécies diferentes, e é justamente por isso que compartilhamos parte de nosso material genético com chimpanzés e bonobos, por exemplo, de onde se acredita que os hominídeos tenham herdado seu organismo.

Da mesma forma, apesar de geralmente só acontecer em cativeiro, várias espécies aparentemente diferentes podem ter crias no mundo animal. Alguns exemplos notáveis são o de nossos "primos" chimpanzés e babuínos. Também podem ser citados a vaca com bisão, orcas com golfinhos, leões com tigres e raças diferentes de cachorros e gatos, gerando resultados bem distintos.

wLiger0102

Apesar do que se diz, a famosa mula, que é resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento, não é necessariamente estéril, assim como as fêmeas geradas nessas relações entre espécies diferentes. Os machos, entretanto, são incapazes de ter filhotes. Apesar disso, não são fracos: o ligre, mistura de leão com tigresa, pode chegar a 3,5 metros e ter meia tonelada, sendo o maior felino conhecido, 30% maior que os pais. Imagine só um negocinho desse, com fome, encontrando você na savana.

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+