icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ele é o maior investidor do mundo e essa foi a dica que deu à própria esposa

POR Ana Luiza Andrade EM Entretenimento 19/07/17 às 22h19

capa do post Ele é o maior investidor do mundo e essa foi a dica que deu à própria esposa

Warren Buffett é um milionário cuja fortuna acumulada está avaliada em mais de R$ 200 bilhões de reais. Você leu certo, se trata de bilhões e não milhões. Ele é o maior investidor do mundo e todo esse dinheiro provem de investimentos certeiros que o empresário realizou ao longo de toda a sua vida. Mas não foi apenas isso que ele fez. Warren também deixou uma carta para a esposa de como ela poderia investir todo esse montante após a sua morte, de forma que o dinheiro continuasse a se multiplicar. Não é tão óbvio como parece. Mas Warren é direto em sua dica, para aqueles que sonham em realizar o milagre da multiplicação.

De acordo com Buffet e com as instruções deixadas na carta, a sua esposa deveria colocar quase toda a fortuna "em um fundo indexado". Mas o que é isso exatamente?

Fundo indexado são investimentos realizados na bolsa de valores.

Segundo matéria realizada pela BBC, "esse fundo acompanha de forma passiva o mercado financeiro por meio da compra de um pouco de quase todo tipo de ação em vez de tentar fazer dinheiro investindo em companhias individualmente, algo que Buffet fez tão bem por mais de 50 anos."

Em outras palavras: um fundo indexado de investimento consiste no ato de "apostar" em várias empresas ao mesmo tempo, diversificando assim as chances de lucros, mas também de prejuízos.

Esse fundo indexado não existia antes do ano de 1976. Foi só a partir da criação de um "índice" que se tornou possível o investimento neles.

Foi Charles Dow, um jornalista de finanças, que em um lampejo brilhante teve a ideia de compilar as cotações das ações de 12 empresas renomadas, e à partir disso, realizar uma média entre elas.

Dessa média foi possível verificar se os índices das empresas estavam subindo ou descendo. E assim nasceu os termos que utilizamos ainda hoje para a bolsa de valores, como por exemplo, "o índice subiu 2,5%" ou "caiu 122 pontos".

Só depois de Dow é que apareceram os índices mais sofisticados como a Nasdaq, a Nikkei e o FTSE.

Charles Dow é o fundador da empresa financeira Dow Jones. Isso sem contar que ele também criou o Wall Street Journal, o jornal de economia mais lido e respeitado do mundo.

E só assim, a partir da ideia de Dow, que é possível hoje investir em fundos indexados.

A vida do bilionário é tão especulativa que rendeu até um documentário realizado pelo canal HBO. Lançado em Janeiro deste ano, o filme "Becoming Warren Buffett" (Tornando-se Warren Buffett) retrata o lado humano do maior investidor do mundo.

Ao mesmo tempo o documentário também tenta definir as estratégias financeiras utilizadas por ele.

Segundo a Folha de São Paulo, o estilo de Warren é definido por sua ação de investir em "'companhias maravilhosas a preços justos' e não companhias justas à preços maravilhosos".

Mas Buffett não é uma pessoa espetaculosa. Ele dirige seu próprio carro, mora numa casa razoavelmente normal para o montante da fortuna, não gosta de comer vegetais e fala sobre o mercado financeiro sem usar os jargões complicados da bolsa de valores.

Mas se você quer mais dicas de Warren Buffett, a revista Valor Econômico separou alguns trechos interessantes de frases de entrevistas e relatórios de investimento realizados por ele. Listamos as melhores:

"Ações são simples. Tudo que você tem que fazer é comprar ações de um grande negócio por menos do que ele vale, com administradores com reputação ilibada e capacidade".

"Aplico em ações mesmo em tempos de alta inflação. Parte por hábito e parte porque ações significam negócios e administrar negócios é mais interessante do que ter ouro ou terras. Além disso, ações são provavelmente ainda a melhor opção entre todas as alternativas numa era de inflação".

"Eu compro ações assumindo que o mercado pudesse fechar no dia seguinte e não reabrisse pelos próximos cinco anos". "O futuro nunca é claro; você paga um preço alto pela ação quando há consenso. A incerteza geralmente é o amigo do comprador de ações de longo prazo".

"Você deve investir em negócios que mesmo um tolo pode administrar, porque um dia algum tolo estará no comando".

Para aprender um pouco mais sobre o mundo dos negócios, a biografia mais conhecida de Warren chama-se "A bola de neve" de Alice Schroeder.

Já os livros que Warren indica para ler são "O investidor inteligente" de Benjamin Graham e "Commom Stocks and Uncommon Profits" de Philip Fischer.

Esse não é um universo simples, mas para quem aprende as regras desse jogo financeiro, os lucros são enormes e vale a pena arriscar.

Você se arriscaria? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre a matéria e aproveite para dar mais dicas sobre investimentos.


Próxima Matéria
avatar Ana Luiza Andrade
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest