Todos já ouviram a máxima que dinheiro nunca é demais e quem tem muito sempre quer mais. Isso parece ser realidade, afinal, algumas pessoas que possuem uma fortuna bilionária, a aumenta com frequência. Atualmente, uma das maiores é a fortuna do criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto.
Um ponto interessante é que ele é uma pessoa anônima e, mesmo assim, a Arkham Intelligence, uma plataforma especializada em rastreamento de blockchains, conseguiu identificar as carteiras digitais que estavam sob controle do criador do bitcoin antes de ele desaparecer.
Antes desse anúncio, o mercado tinha estimativas a respeito de qual seria o tamanho da fortuna e a quantidade de criptomoedas que ele conseguiu acumular antes do seu desaparecimento. Agora, com o anúncio feito pela Arkham Intelligence, na terça-feira dessa semana, todas as carteiras do desenvolvedor foram identificadas e, com isso, foi verificado quantas unidades ele efetivamente tinha.
Conforme a investigação feita pela empresa, Nakamoto acumulou 1.096.354 unidades de bitcoin. Levando em consideração a cotação atual, isso equivaleria à aproximadamente 108 bilhões de dólares, ou 627 bilhões de reais. No entanto, esse valor pode mudar conforme a cotação do bitcoin no momento.
Camilap2p
Por conta desse montante, Nakamoto figuraria entre as 15 pessoas mais ricas do mundo. Mais especificamente, segundo os dados d Forbes, ele estaria em 14º lugar, à frente de nomes reconhecidos como Bill Gates e Michael Bloomberg. Se a cotação do bitcoin continuar a subir, ele, também, subirá de posição no ranking.
Para identificar todos seus bitcoins e ter uma noção da fortuna do criador , não foi fácil porque ele nunca os reuniu numa única carteira digital. Segundo a Arkham, eles usaram o chamado “Padrão Patoshi”, identificado pelo estudioso Sergio Demian Lerner.
De acordo com Lerner, Nakamoto deixou um padrão único que pode ser identificado em todos os blocos da rede de bitcoin que ele minerou. Com esse padrão foi possível rastrear as criptomoedas que vieram dessa mineração e saber quais carteiras as receberam.
Em seu trabalho, a Arkham fez a identificação de 22 mil endereços de carteiras digitais atribuídos a Satoshi Nakamoto. Todas as criptomoedas juntas equivalem a 5,22% de toda a oferta desse ativo.
Fonte: Exame
Imagens: Camilap2p