• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Enfim publicada a última entrevista de Stephen Hawking antes de sua morte

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      27/03/18 às 19h34

A morte de Stephen Hawking, que aconteceu no dia 14 deste mês, teve uma grande repercussão na internet desde então. Afinal, o renomado físico, que faleceu aos 76 anos, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de diversas teorias em sua existência. E, independente do seu conhecimento sobre a área, é impossível negar a sua importância para a ciência e, de alguma forma, você provavelmente também sentiu pela sua morte.

O físico teórico não deixou que seu problema o impedisse de ser quem ele queria ser e alcançasse seus objetivos, o que com certeza serviu de inspiração para muita gente. Ele ganhou um filme em sua homenagem, para que as pessoas pudessem conhecer melhor a sua história e acabou participando de diversas entrevistas em sua vida. Sendo capaz de cativar as pessoas ao mesmo tempo que elaborava uma concisa explicação sobre fatores da ciência. E, nos últimos anos, ele acabou se preocupando em explicar assuntos como viagens espaciais, inteligência artificial e mudanças climática. Mas, você sabe qual foi a última entrevista dada por ele? Para aqueles que se interessam pelo assunto, essa foi sua última entrevista antes de morrer.

A última entrevista de Stephen Hawking

Apesar de falar sobre diversos assuntos, a preferência de Stephen Hawking sempre foi pela física. E, em sua última entrevista para a BBC, feita em outubro de 2017, o assunto principal foi a 'detecção de ondas gravitacionais a partir da colisão de duas estrelas mortas'. Que, apesar de ter sido composta por várias perguntas e respostas, teve apenas uma delas divulgada na época.

O jornalista responsável pela entrevista com HawkingPallab Ghosh, já havia estado com ele em outros momentos e faz parte da BBC News do Reino Unido. E, depois da morte do físico, Ghosh decidiu que deveria postar o restante da entrevista na internet. Ele diz também que Hawking deixou a sua marca devido a sua visão inspiradora sobre o cosmos e que ficava feliz em saber que o físico gostava de seus encontros, informação passada pela sua equipe.

As colocações de Hawking

Ao ser indagado sobre a importância da 'detecção da colisão de duas estrelas mortasHawking afirmou que esse representava um grande marco e que seria a primeira fonte de onda gravitacional com contrapartida eletromagnética detectada. E que ela comprovava que esta fusão resultaria em pequenas explosões de raios gama. Além de evidenciar o comportamento de matéria com densidade incrivelmente alta.

As estrelas mortas, ou estrelas de nêutrons, teoricamente podiam formar buracos negros. Mas, com a nova descoberta, foi possível perceber que a colisão destas estrelas acaba formando uma 'estrela morta supermassiva' que, posteriormente, entra em colapso. Gerando então o buraco negro. Outro ponto extremamente interessante sobre o assunto é que essa colisão é uma das maneiras de se produzir ouro.

Todas essas colocações interessantes podem ser vistas com detalhes por meio de sua entrevista original, traduzida pela BBC Brasil. E, acredite, vale a pena conferir. O que acharam? Sabiam sobre os pontos colocados por ele em sua última entrevista?

Próxima Matéria
Via   BBC     Hypescience  
Imagens BBC Uol
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+