• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda a ciência de como a fome deixa qualquer pessoa furiosa

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      13/06/18 às 19h54

Todo mundo tem alguma coisa que a deixa bastante irritada. Uns ficam furiosos com barulhos em excesso, outros não gostam de bagunça e ainda tem aqueles que se irritam com o trânsito, por exemplo. Mas se tem algo que deixa qualquer pessoa furiosa, essa coisa se chama fome. Quem de vocês nunca teve aquele ataque de nervos por que estava sem comer há algum tempo?

Agora se você pensa que só o seu humor muda por causa da fome, caro leitor, saiba que você está completamente enganado. Ficar de mau humor depois de muito tempo sem comer é algo completamente normal e que acontece com todo mundo. Mas qual a explicação para isso? Por que diabos as pessoas ficam irritadas quando estão com fome? Isso é o que nós vamos explicar para vocês nessa matéria.

A fome e o mau humor

Quando nós estamos com o estômago vazio, o nosso corpo ativa um sistema de resposta. Esse sistema nos dá sinais de que estamos com fome, e um desses sinais você sabe qual é? Um incômodo ruído no estômago que pode provocar dores.

Esse ruído estomacal também pode ser o movimento que é produto dos gases líquidos presentes no nosso trato intestinal. Mas além desse barulho no estômago, existem outros efeitos. Um deles é um fenômeno chamado "hangry", que é uma mistura da palavra fome (hungry) com a palavra raiva (angry).

Como o nosso estômago está sem nutrientes, o nosso corpo ficam sem energia o suficiente para funcionar e o cérebro é o primeiro órgão que nota isso. Como o funcionamento cerebral depende diretamente do nível de glicose, quando ficamos em falta, o nosso cérebro não funciona como deveria. Por isso ficamos com dificuldade para ter concentração e com o raciocínio lento.

O mau humor e a irritabilidade é uma consequência da fome, simplesmente por que está faltando glicose que o organismo precisa. O curioso é que o cérebro ordena a produção de um conjunto de hormônios para compensar a falta de glicose, como o hormônio do crescimento e a adrenalina. Estas substâncias são chamadas de hormônios do estresse porque são liberados diante de situações perigosas.

Sendo assim, caros amigos, são dois fatores que nos fazem ficar irritados quando estamos com fome. Um é a falta de glicose e a outra e a liberação de hormônios do estresse para compensar essa fala. Mas e você, já sabia o por que ficamos furiosos quando estamos com fome? Comente!

Próxima Matéria
Via   Hypescience     Vix  
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+