Entretenimento

Entenda como funciona um esquema de pirâmide

0

Atualmente, é comum se deparar com diversas pessoas que contam já ter caído num esquema de pirâmide. O truque é o de sempre, prometem dinheiro fácil em pouco tempo! Mas, obviamente, tudo não passa de uma armação.

Esses esquemas têm como objetivo atrair o máximo de pessoas possível para um negócio. Só assim ele se sustenta. No entanto, chega um ponto em que não há mais pessoas para entrar, é então que o esquema cai, deixando todos que entraram no prejuízo. Às vezes, há quem entre numa dessas sem perceber o risco e acaba perdendo todo o dinheiro.

De acordo com o Boletim Econômico, algumas dicas para perceber essa armação são:

  • Não há produto, ou existe poucas informações acerca do que se é vendido;
  • Promessa de ganho fácil;
  • Ganhos extras ao indicar novos candidatos, e;
  • Não há informações básicas, como detalhes sobre a empresa e os donos.

Como funciona

Esquema de pirâmide é um modelo comercial proibido em diversos países. Isso porque ele utiliza um sistema de recrutamento extremamente fraudulento. Funciona da seguinte forma, uma pessoa cria todo o esquema e convence outras a entrar. Esses novos que iniciaram também precisam recrutar mais investidores e assim por diante. Cada nova camada de pessoas que entra e investe sustenta a camada de cima. 

Vamos supor que, nesse esquema, para se ter lucro, você tenha que conseguir 6 novos investidores. Então, a pessoa do topo da pirâmide recruta 6 pessoas, essas 6 recrutam mais 6 e só aqui já temos 36 pessoas participando. Os 36 investidores conseguem mais 6 cada e já se tem 216 pessoas. Ao chegar na 12° linha de recrutamento, já teriam 2,1 bilhões de pessoas no esquema, que para obterem lucro também precisam atrair 6 novos investidores cada. No entanto, é impossível, já que seriam necessários 13 bilhões de novos recrutados, o que é quase o dobro da população mundial atual. Por este motivo, sempre haverá o momento em que o esquema irá ruir e todos que estavam inseridos, irão perder tudo. 


Exemplos de esquemas de pirâmide 

O maior esquema de pirâmide que se tem registro foi criado pelo americano Bernie Madoff. Ele era um grande investidor da bolsa de valores e conseguiu montar um esquema com mais de 3 milhões de pessoas, entre elas, famosos como Kobe Bryant e Steven Spielberg. Em ressumo, o modelo criado por ele ruiu em 2008, após a forte crise econômica que atingiu os EUA. O valor do golpe foi calculado em 63 bilhões de dólares. Dessa forma, em 2009, ele foi condenado a 150 anos de prisão. Bernie morreu em abril de 2021 de causas naturais na prisão.

No Brasil, há vários desse e o chamado “Boi Gordo” foi o maior de todos. Afinal, estima-se que eram 32 mil investidores que participavam desse esquema de pirâmide. O valor total do rombo que ele deixou foi de 4,2 bilhões de reais. Você deve estar se perguntando: “como tanta gente caiu nisso?”. Bem, a Fazenda responsável pela armação agia por meio de anúncios e propagandas no horário nobre da TV brasileira. Ainda mais, o retorno anunciado era de até 42% em 18 meses.

Esses foram os 10 nomes de bebês mais usados em 2021

Matéria anterior

4 coisas que você está comprando que trazem percevejos para sua casa

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos