Até mesmo quem não conhece muito de marca já ouviu falar o nome de algumas das grifes mais famosas do mundo. Uma delas é a Louis Vuitton. A empresa é especializada em bolsas e malas de viagens com seus produtos sendo feitos em couro e lona. Mas além desses, a marca também tem itens de vestuário, sapatos, relógios, joias, acessórios, óculos de sol e livros.
A empresa foi fundada em 1854 como uma pequena marca de baús e malas para viagem. E o que muita gente pode não saber é que uma peça deu origem a todo esse império que conhecemos hoje. Claro que a peça tem uma importância histórica e por isso ela é tema de uma exposição em Nova York.
No começo da marca, o francês homônimo da marca tinha um ateliê pequeno, onde ele fabricava suas malas e bolsas. Inicialmente a produção tinha o objetivo de subsistência, mas depois ela cresceu e transformou a forma como a classe alta viajava de trem pela Europa.
Peça
A peça que mais fazia sucesso nessa classe de pessoas era o baú encapado com o monograma em couro. Curiosamente, mesmo depois de 168 anos, esse baú segue como ícone da grife.
Justamente pela importância da peça e para celebrar os 200 anos do próprio Louis Vuitton, a marca convidou 200 artistas com estilos diferentes e de variados segmentos para que eles fizessem a sua reinterpretação do baú. E em outubro a exposição Louis Vuitton: 200 baús, 200 visionários chegou em Nova York.
Antes de chegar à “Big Apple” a exposição passou por Asnières, na França, por Singapura e Los Angeles. E quem estiver em Nova York e quiser ver todas as interpretações dessa peça icônica, a exposição acontecerá até dia 31 de dezembro.
Marca
Essa exposição em Nova York marca o final da celebração do bicentenário do fundador da marca. Por ser o fim, ela tem itens que as outras exposições não tiveram, como as releituras feitas por Willo Perron, Francesca Sorrenti e Franky Zapata.
Toda essa importância da marca até hoje foi confirmada com o ranking feito pela Brand Finance, uma consultoria internacional que anualmente avalia as marcas de luxo mais valiosas do mundo. Esse ano, a Louis Vuitton foi a segunda da lista e perdeu para a Porsche. Tudo isso reforça a atemporalidade da marca.
Criador
Óbvio que uma marca não seria nada sem o seu criador. Mas é claro que Louis Vuitton, aos 10 anos de idade, não fazia ideia de que seria o criador de uma marca mundialmente famosa e atemporal. E não há dúvidas de que ele sentiria orgulho de tudo o que fez e como sua criação sobreviveu todos esses tempos.
Além de saber um pouco sobre a peça que originou a marca, é interessante também saber algumas coisas sobre o próprio criador.
1 – Ele nasceu em 1821 em uma pequena vila no leste da França. O pai dele era fazendeiro e sua mãe era chapeleira. Mas eles morreram quando o menino ainda era jovem. Então, ele foi morar com sua madrasta, porém, seu relacionamento com ela não era bom.
2 – Por conta disso, aos 13 anos, Louis decidiu ir embora por não suportar o comportamento de sua madrasta. Ele caminhou durante dois anos até chegar ao seu destino final: Paris.
3 – Em Paris, Louis trabalhou como aprendiz da Marechal, empresa que no período da Revolução Industrial produzia malas de viagem para pessoas ricas. Ao todo, ele ficou trabalhando nessa empresa por 17 anos.
4 – Louis Vuitton abriu sua própria empresa e sua primeira boutique em Paris em 1984. Na fachada, tinha uma placa escrito: “Embala com segurança os projetos mais frágeis. Especializada em embalagens de moda”. Seu diferencial era suas malas planas, sem bordas arredondadas e à prova d’água.
5 – Logo a boutique de Louis cresceu, fazendo com que ele tivesse que abrir uma oficina em Asnières-sur-Seine. Já no início, tinha 20 funcionários trabalhando para ele.
6 – Em 1885, a primeira loja em Londres foi aberta. Nessa época, os produtos da marca já estavam famosos em vários lugares do mundo. Depois de Londres, Louis abriu uma loja em Nova York e na Filadélfia.
7 – A marca trabalha com couro e vários outros tecidos que são fabricados especialmente para ela.
8 – Em 1998, a Louis Vuitton começou a fabricar outros tipos de produtos além das malas e hoje tem uma grande variedade de produtos.
Fonte: Soundlab
Imagens: Soundlab, Etiqueta única
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