Entretenimento

Essa foi a peça que deu origem à marca francesa Louis Vuitton

0

Até mesmo quem não conhece muito de marca já ouviu falar o nome de algumas das grifes mais famosas do mundo. Uma delas é a Louis Vuitton. A empresa é especializada em bolsas e malas de viagens com seus produtos sendo feitos em couro e lona. Mas além desses, a marca também tem itens de vestuário, sapatos, relógios, joias, acessórios, óculos de sol e livros.

A empresa foi fundada em 1854 como uma pequena marca de baús e malas para viagem. E o que muita gente pode não saber é que uma peça deu origem a todo esse império que conhecemos hoje. Claro que a peça tem uma importância histórica e por isso ela é tema de uma exposição em Nova York.

No começo da marca, o francês homônimo da marca tinha um ateliê pequeno, onde ele fabricava suas malas e bolsas. Inicialmente a produção tinha o objetivo de subsistência, mas depois ela cresceu e transformou a forma como a classe alta viajava de trem pela Europa.

Peça

Soundlab

A peça que mais fazia sucesso nessa classe de pessoas era o baú encapado com o monograma em couro. Curiosamente, mesmo depois de 168 anos, esse baú segue como ícone da grife.

Justamente pela importância da peça e para celebrar os 200 anos do próprio Louis Vuitton, a marca convidou 200 artistas com estilos diferentes e de variados segmentos para que eles fizessem a sua reinterpretação do baú. E em outubro a exposição Louis Vuitton: 200 baús, 200 visionários chegou em Nova York.

Antes de chegar à “Big Apple” a exposição passou por Asnières, na França, por Singapura e Los Angeles. E quem estiver em Nova York e quiser ver todas as interpretações dessa peça icônica, a exposição acontecerá até dia 31 de dezembro.

Marca

Soundlab

Essa exposição em Nova York marca o final da celebração do bicentenário do fundador da marca. Por ser o fim, ela tem itens que as outras exposições não tiveram, como as releituras feitas por Willo Perron, Francesca Sorrenti e Franky Zapata.

Toda essa importância da marca até hoje foi confirmada com o ranking feito pela Brand Finance, uma consultoria internacional que anualmente avalia as marcas de luxo mais valiosas do mundo. Esse ano, a Louis Vuitton foi a segunda da lista e perdeu para a Porsche. Tudo isso reforça a atemporalidade da marca.

Criador

Etiqueta única

Óbvio que uma marca não seria nada sem o seu criador. Mas é claro que Louis Vuitton, aos 10 anos de idade, não fazia ideia de que seria o criador de uma marca mundialmente famosa e atemporal. E não há dúvidas de que ele sentiria orgulho de tudo o que fez e como sua criação sobreviveu todos esses tempos.

Além de saber um pouco sobre a peça que originou a marca, é interessante também saber algumas coisas sobre o próprio criador.

1 – Ele nasceu em 1821 em uma pequena vila no leste da França. O pai dele era fazendeiro e sua mãe era chapeleira. Mas eles morreram quando o menino ainda era jovem. Então, ele foi morar com sua madrasta, porém, seu relacionamento com ela não era bom.

2 – Por conta disso, aos 13 anos, Louis decidiu ir embora por não suportar o comportamento de sua madrasta. Ele caminhou durante dois anos até chegar ao seu destino final: Paris.

3 – Em Paris, Louis trabalhou como aprendiz da Marechal, empresa que no período da Revolução Industrial produzia malas de viagem para pessoas ricas. Ao todo, ele ficou trabalhando nessa empresa por 17 anos.

4 – Louis Vuitton abriu sua própria empresa e sua primeira boutique em Paris em 1984. Na fachada, tinha uma placa escrito: “Embala com segurança os projetos mais frágeis. Especializada em embalagens de moda”. Seu diferencial era suas malas planas, sem bordas arredondadas e à prova d’água.

5 – Logo a boutique de Louis cresceu, fazendo com que ele tivesse que abrir uma oficina em Asnières-sur-Seine. Já no início, tinha 20 funcionários trabalhando para ele.

6 – Em 1885, a primeira loja em Londres foi aberta. Nessa época, os produtos da marca já estavam famosos em vários lugares do mundo. Depois de Londres, Louis abriu uma loja em Nova York e na Filadélfia.

7 – A marca trabalha com couro e vários outros tecidos que são fabricados especialmente para ela.

8 – Em 1998, a Louis Vuitton começou a fabricar outros tipos de produtos além das malas e hoje tem uma grande variedade de produtos.

Fonte: Soundlab

Imagens: Soundlab, Etiqueta única

Por que alguns sabonetes fazem mais espuma do que outros?

Artigo anterior

As tradições de ano novo mais diferentes ao redor do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido