Com certeza, você vê a diferença de pensamentos, posicionamento, entendimento de mundo e vários outros aspectos de geração para geração. E elas são muitas. A geração X, Z, millennials e outras tantas lidam com a mesma coisa de maneiras diferentes. Um dos aspectos que essa diferença pode ser vista é com relação às redes sociais. Além do fato das gerações mais novas já terem nascido em um mundo onde elas eram uma realidade, algumas tendências também diferenciam o uso das redes sociais entre as gerações. Por exemplo, a tendência do feed zero da geração Z.
Considerados nativos digitais, os jovens da geração Z começaram a ter um comportamento mais reservado quando se trata das redes sociais. Isso fez com que uma tendência nascesse, o feed zero. Assim como o nome dá a entender, ela é colocada em prática quando a pessoa não tem nenhuma foto publicada no seu feed do Instagram.
Isso mostra que, ao contrário de um feed composto pelas melhores fotos, dos melhores momentos, ou nos melhores lugares, os jovens dessa geração, nascidos entre 1995 e 2010, dão prioridade para publicações que são mais efêmeras, como por exemplo, os Stories, com os vídeos desaparecendo em 24 horas.
Roberta Jungmann
A tendência do feed zero e priorização de postagens com tempo de validade faz com que o que é postado seja mais espontâneo, menos planejado, mais autêntico e com pouca ou nenhuma edição. Tudo isso faz com que aquilo que está sendo colocado na rede social se aproxime da realidade que os jovens vivem.
Como dito, cada geração tem um comportamento nas redes sociais. Como por exemplo, os millennials, que nasceram entre 1982 e 1994, enchiam suas redes socais, como Orkut, Fotolog, e o começo do Facebook e Instagram com várias fotos. Enquanto que a geração Z parece ter uma aversão a toda exposição, seja por vergonha ou por falta de ânimo de pensar em postagens mais elaboradas.
Embora o feed zero seja uma tendência que parece estar ficando mais popular, ela vai no sentido contrário do que as redes sociais querem, como por exemplo, o Instagram que aumentou o limite de fotos que podem ser publicadas em um carrossel.
Fonte: CNN
Imagens: Roberta Jungmann