Curiosidades

Entenda porque os japoneses com coronavírus se sentem obrigados a pedir desculpa

0

O mundo está vivendo uma nova pandemia, dessa vez, causada pelo novo coronavírus. O que começou como um surto na cidade Wuhan, na China, logo se espalhou por todo o país. Ele não parou por lá e novos casos puderam ser notados na Ásia, dia após dia. O vírus chegou então à Europa e até então, ninguém imaginava que seria o maior terror em alguns países, como Itália, que registrou mais mortes todos os dias.

O vírus já está presente em todos os continentes e cresce o número de infectados e mortos por ele, a cada momento. E por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação.

O contágio acontece pelo ar e tendo contado com alguém infectado. É até estranho de se pensar que alguém que se infecte com o coronavírus peça desculpas por isso, mas no Japão isso acontece. Se a pessoa doente for famosa então, o pedido de desculpas é quase uma obrigação.

Conceito

De acordo Daisuke Onuki, professor do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade Tokai, no Japão, é costume que as pessoas infectadas se desculpem. Isso porque é subentendido que elas estão provocando um transtorno ou incômodo, e em japonês, a palavra que descreve isso é “meiwaku”.

“É muito importante seguir essa regra para sobreviver em nosso país. Não podemos causar meiwaku, expondo as outras pessoas a situações inconvenientes ou provocando ansiedade nelas”, explica.

O ator Junichi Ishida, de 66 anos, foi alvo dos defensores da vergonha moral exatamente por isso. Em meados de abril ele estava na ilha japonesa Okinawa e começou a se sentir mal. Ele então foi para Tóquio com suspeita de pneumonia e foi internado quando recebeu o diagnóstico positivo para COVID-19.

O ator escreveu uma cara se desculpando publicamente por todo o transtorno que ele diz ter causado se infectando. Mas mesmo assim ele ainda foi criticado nas redes sociais. As pessoas queriam um roteiro detalhado da viagem de Ishida. E também o chamaram de irresponsável por ter saído de Tóquio, mesmo com a orientação do governo para permanecer isolado.

Pressão social

Até terça-feira dessa semana, o Japão tinha 16.581 casos de infecção confirmados e 830 mortes. E desde o começo da pandemia, o país nunca implementou medidas como o lockdown.

Em abril, o governo central decretou estado de emergência mas não impôs uma quarentena obrigatória. As autoridades das províncias do país recomendavam que seus moradores não saíssem da sua região e também estimulou as empresas a fecharem suas portas por um tempo.

Mesmo que o estado de emergência tenha sido suspenso em 39 províncias, as orientações de isolamento continuam no país todo. E segundo Onuki, o que fez com que as pessoas continuassem em casa não foi a força policial, mas sim a pressão social.

Yuta Tomikawa era o âncora de um telejornal que ignorou alguns sintomas relacionados ao coronavírus e foi trabalhar. Quando a confirmação do teste dele saiu, a TV onde ele trabalhava anunciou medidas de proteção e comunicou a infecção do seu principal âncora.

Depois de uns dias eles falaram de novo sobre o assunto e leram o pedido de desculpa de Tomikawa. Mas as críticas ao profissional continuaram e ficaram mais fortes quando mais outros dois casos foram confirmados na mesma emissora.

Desculpas

O pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade Meiji Gakuin, Sosuke Miyamoto, enfatiza mais ainda o conceito de meiwaku. Ele explica que mesmo que a pessoa não provoque dano direto a uma outra pessoa, o pedido de desculpas é esperado pelo simples fato de desencadear um efeito psicológico de desconforto. Ou então uma preocupação extra.

Nós, que não somos acostumados com a cultura japonesa, temos um pouco de dificuldade de entender porque uma pessoa infectada teria que pedir desculpas. Miyamoto explica que, quando alguma figura pública fica doente, ela atrai a atenção de várias pessoas que ficam preocupadas e ansiosas por causa do estado de saúde delas.

Enquanto no Brasil, o mais comum é que as figuras públicas agradeçam pelo interesse e solidariedade, no Japão, elas pedem desculpas pelo incômodo com uma questão de saúde pessoal.

Veja qual herói dos Vingadores representa seu signo

Artigo anterior

10 coisas que você provavelmente vai saber apenas lendo essa matéria

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido