• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda porque suecos estão implantando chips em seus corpos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/10/18 às 14h50

Lembra quando as pessoas brincavam que no futuro nós teríamos chips instalados em nós mesmos?! Pois então, parece que a Suécia já está nesse futuro. Milhares de suecos estão implantando em seus corpos microchips para que eles não precisem mais carregar consigo cartões-chave, identificações e até mesmo bilhetes de trem.

Segundo a Agence France-Presse, foram cerca de 3 mil pessoas que colocaram os microship, que são tão pequenos quanto um grão de arroz. Essa tecnologia foi usada no país pela primeira vez em 2015.

Várias necessidades diárias foram substituídas pelo uso desse chip. Ulrika Celsing conta que com o microchip em sua mão, ela substituiu o cartão da academia e a chave do escritório. Quando a mulher de 28 anos vai para o trabalho, ela apenas passa a mão perto de uma pequena caixa e digita um código para as portas se abrirem.

A empresa estatal de trem do país, a SJ, também começou a coletar as passagens do trem escaneando a mão dos passageiros enquanto eles estavam a bordo. Ele também pode ser usado como um cartão de crédito, mas ainda ninguém pensou nessa possibilidade.

Instalação

Para colocar o microchip, o procedimento se parece com o de furar um piercing, e é basicamente uma seringa injetando o chip na mão da pessoa. Mas nem tudo são flores, porque segundo o microbiologista Ben Libberton, os chips podem causar infecções ou reações no sistema imunológico.

Biohacking

Biohacking é o nome da modificação dos corpos com tecnologia e está em ascensão com dispositivos com o apple watch e fitits, por exemplo. Há quatro anos, o grupo Bionyfiken começou a organizar "festas" onde as pessoas implantavam os chips em suas mãos em massa em vários países, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e México.

Para experimentar essas novas tecnologias, os suecos parecem ser mais dispostos do que a maioria da população de outros países. Os 10 milhões de habitantes do país está mais disposto a compartilhar seus dados pessoais.

As pessoas também acreditam que a tecnologia do microchip é bastante avançada para que não seja hackeada. Libberton disse que os dados que são coletados e compartilhados por esses implantes são limitados e os usuários não precisam temer o hacking ou serem vigiados.

Futuro

O fundador da Bionyfiken, Hannes Sjöblad disse: "o corpo humano é a próxima grande plataforma. O corpo conectado já é um fenômeno. E esse implante é apenas uma parte dele. Estamos atualizando nossos corpos com tecnologia em grande escala, já com wearables. Mas todos os wearables que usamos hoje serão implantados em cinco a dez anos."

Ele conclui dizendo: "quem quer carregar um smartphone desajeitado ou smartwatch quando você pode tê-lo na sua unha? Eu acho que é a direção para onde ele está indo".

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+