• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Era apenas uma baleia encalhada, mas o que encontraram dentro dela serve como um alerta para humanidade

POR Lucas Curado    EM Mundo Animal      11/04/18 às 13h38

Não é difícil encontrarmos notícias sobre baleias que ficaram encalhadas em uma praia e infelizmente vieram a óbito. Contudo, infelizmente, também não é incomum vermos alguns desses animais que acabaram morrendo devido a ação humana. Muitas vezes quando pensamos em poluição nos oceanos, nós associamos esse fato com vazamento de petróleo ou esgoto... Porém, o maior problema tem sido outro.

Existe uma quantidade absurda de detritos plásticos espalhados na água dos mares, consequentemente, isso gera diversos problemas ambientais. Esse detritos são consumidos por animais e também acabam prendendo e machucando outros. O resultado disso é a morte desses seres.

Você já se perguntou o quanto nós como seres humanos, somos responsáveis pela vida dos outros animais que habitam esse planeta? Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você a triste história de uma cachalote que foi encontrada em uma praia. Até então, achava-se que sua morte havia sido por causas naturais, mas o que havia em sua barriga contava outra história.

A cachalote da Múrcia

Ao final de fevereiro desse ano foi encontrado na Múrcia, região sul da Espanha, uma grande baleia cachalote morta. Carcaças de baleias não são incomuns em praias ao redor do mundo, contudo, essa em especial chamou atenção. Isso se deve ao fato que no interior dessa gigante dos mares foi achado 29 quilos de plástico.

O enorme cetáceo teve como causa da morte uma forte inflamação nas paredes internas de seu abdômen. Normalmente, esse tipo de condição tem como gatilho alguma infecção bacteriana ou fúngica. Todavia, a provável causa foi a enorme quantidade de plástico indigesto no estômago da baleia de 10 metros de comprimento.

Risco Plástico

Não é a primeira e nem será a última vez que vamos presenciar algo como isso. Só em 2016, cerca de 13 baleias foram encontradas mortas devido o mesmo problema. Esse é um problema de fato algo preocupante. Estima-se que cerca de 5,2 trilhões de toneladas de plásticos estão espalhados no oceanos. Isso é uma quantidade absurda e até 2050 isso tende a aumentar em um nível crítico... Consequentemente, a vida oceânica pode ser colocada em risco devido a quantidade de lixo nesse meio.

Uma esperança

As pessoas começaram a se atentar mais a esse problema e algumas medidas foram tomadas para tentar diminuir esse problema até 2030. Contudo, ações mais "extremas" ou mais urgentes, sugestionadas pela ONU foram recusadas por diversos governos. Hoje o lixo plástico é a maior ameaça para o ecossistema marinho.

Depois desta última experiência com a cachalote na Múrcia, o governo regional espanhol começou uma campanha contra essa forma de poluição e tentou estimular a conscientização das pessoas. Da mesma forma que medidas estão sendo tomadas para minimizar a ameaça desses detritos plásticos nos oceanos. Vários governos também estão fazendo a mesma coisa, contudo, não devemos depender somente das autoridades.

Devemos ter também a consciência de que fazemos parte desse planeta e, devido nossa posição quanto seres humanos, nós temos responsabilidades para com as outras criaturas que habitam a Terra.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+