• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Escola demite seguranças e contrata professores de arte para diminuir a violência

POR Leticia Rocha    EM Compartilhando coisa boa      19/02/19 às 18h07

Se você morava próximo das regiões periféricas e dependia do ensino público, com certeza, já deve ter passado por algum colégio precária. Por mais que exista um real esforço em criar uma escola que gere bons resultados, nem sempre os planos saem de acordo como o planejado. Não apenas a escola, mas toda a estrutura de ensino muitas vezes não é suficientemente eficiente.

Quantas vezes você já não ouviu alguém aconselhando determinada pessoa a não ir para tal escola? Em muitos casos, porque a escola tem um histórico ruim e violento e que, mesmo os bons alunos, acabam sendo mal influenciados. Ao menos uma vez na vida, você já deve ter se deparado com uma afirmação do tipo. E a Escola Orchard Gardens, em Boston era um desses exemplos.

Violência na escola

A escola Orchard Gardens tinha um histórico tão ruim que estava entre as cinco piores escolas dos Estados Unidos. A violência chegou a um nível tão alarmante que atingiu o ponto de proibirem que os alunos levassem mochilas para a escola. Isso porque eles temiam que os outros estudantes pudessem levar armas escondidas em suas mochilas. Imagine a situação crítica dessa instituição que proibiu um item básico do dia a dia de qualquer aluno.

A situação da escola estava tão preocupante que ela foi escolhida para participar de uma iniciativa de recuperação. Assim que entrou no programa, a escola passou por uma série de mudanças, a começar pelo diretor, que tomou uma atitude inovadora e que assustou a todos.

Demitindo seguranças

Uma das primeiras atitudes tomadas pelo diretor Andrew Bott foi demitir a maior parte dos funcionários de segurança. Exatamente! Ele demitiu os seguranças de uma das cinco escolas mais perigosas dos EUA. Com o dinheiro que era gasto com isso, o diretor investiu em arte e cultura. As paredes da escola agora são verdadeiras exposições e para que você saiba, a ideia inovadora fez a escola sair do ranking de violência.

Os estúdios da escola, que estavam desativados e cheios de entulho, se tornaram o local onde passaram a ser ministradas aulas de dança. Além disso, a orquestra da escola foi reativada, o que deixou os alunos mais motivados. Além disso, houve também a implementação de aulas de teatro, música e artes plásticas.

Além disso, com o dinheiro que sobrou do que era investido em segurança, teve-se a ideia de prolongar o tempo em que as crianças passavam na escola. Antes os alunos entravam as 7h30 da manhã e ficavam até as 14h30 da tarde. Com a mudança, eles passaram a sair as 17h30. E não pense que os resultados demoraram para aparecer. Cerca de 2 anos depois, a escola já havia entrado no ranking das melhores escolas dos EUA. O sucesso foi tanto que um grupo de estudantes da Orchard Gardens se apresentou para o presidente Barack Obama, na Casa Branca.

A escola que antes era conhecida como determinante para o fim da carreira de muitos, se tornou uma das mais renomadas do país. Isso tudo, devido ao estímulo à atividades artísticas e claro, a boa gestão.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+