Escorpiões chicote sem cauda: conheça os aracnídeos de aparência pré-histórica

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 2, 20241K Visualizações

A natureza é incrível e pode surpreender quem olha para ela com atenção. Os animais são variados e possuem características diferenciadas. São vários os tipos e estilos. Dentre os que chamam atenção estão os escorpiões chicote sem cauda por conta da sua aparência fora do comum e características que remetem à tempos da pré-história.

Esses animais são inofensivos para os humanos, mas por conta do seu comportamento noturno e aparência eles acabam despertando o interesse nas pessoas que os observam. Mesmo que os escorpiões chicote sem cauda pareçam ser intimidadores, eles não tem veneno e tem uma relação com o ambiente bem interessante. Isso porque eles conseguem detectar vibrações e caçar presas mesmo tendo uma visão limitada.

Escorpiões chicote sem cauda

Olhar digital

Esses animais também são chamados de aranhas chicote e pertencem à ordem Amblypygi, que tem mais de 200 espécies. O nome da ordem quer dizer “rabo truncado”, o que destaca a falta de cauda nos aracnídeos.

O mais interessante é que mesmo chamando escorpiões chicote sem cauda eles não são nem escorpiões e nem aranhas, mesmo fazendo parte da classe Arachnida.

Com frequência, esses animais são confundidos com os vinagrões, pertencentes à ordem Uropygi. No entanto, eles tem diferenças bem marcantes, como por exemplo, a falta de uma cauda que é característica.

Uma característica que é bem peculiar desses animais é a sua locomoção. Isso porque eles tem seis pernas que são usam para caminhar e com isso conseguem se locomover para os lados, assim como os caranguejos.

Os escorpiões chicote sem cauda também tem dois membros dianteiros que são alongados e funcionam como antenas sensoriais bem sensíveis. Elas são conhecidas como chicotes e conseguem detectar vibrações no ambiente e na presa. Isso acaba compensando a visão deles que é limitada ou inexistente.

Esses animais são vistos em vários lugares do mundo, estando na América do Norte, América do Sul, África e Ásia. Eles se escondem entre fendas ou embaixo de rochas durante o dia e à noite saem para caçar.

A dieta dos escorpiões chicote sem cauda é bem variada, sendo composta de insetos grandes, vermes, crustáceos e pequenos vertebrados. E quando eles disputam entre si por território, quem vence pode acabar devorando o perdedor.

Com relação à sua reprodução, acontece um cortejo entre os machos e fêmeas com uma “dança” lenta que dura várias horas. Então, o macho deposita no solo um espermatóforo, que é uma cápsula de esperma, que a fêmea recolhe. Cada fêmea é capaz de colocar até 60 ovos e depois que eles eclodem, ela carrega os filhotes por alguns dias.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...