Curiosidades

Especialistas definem qual foi o pior ano para se estar vivo

0

Definitivamente, estamos vivendo nos melhores anos para se estar vivo ao longo da história da humanidade. E pensando nisso, os cientistas buscaram descobrir qual teria sido o pior ano para se estar vivo. Em um estudo recente, eles acabaram concluindo que em 536 d.C., foi um dos períodos mais terríveis da história da humanidade.

O arqueólogo e historiador, Michael McCormick, da Universidade de Harvard, conta que naquele período, um nevoeiro teria se espalhado pela Europa, Oriente Médio e algumas regiões na Ásia por cerca de um ano e meio. O artigo original foi publicado na revista Science, em inglês, e conta com maiores detalhes como tudo aconteceu.

O pior ano para se estar vivo

Naquela época, com as temperaturas caindo no Hemisfério Norte, a agricultura foi prejudicada e a fome começou a se espalhar pelo planeta. “Foi o começo de um dos piores períodos para estar vivo, se não o pior ano”, disse McCormick. Com as temperaturas caindo cada vez mais, iniciava-se a década mais fria dos últimos 2.300 anos.

A responsabilidade para o tal nevoeiro foi creditada a um vulcão, onde as cinzas lançadas no ar teriam cobrido até mesmo o Sol. Aparentemente, tal erupção ocorreu na Islândia. Independentemente de onde tenha sido, seus efeitos provocaram um pavoroso resultado. Neve caindo na China e as secas atingindo o Peru. Tal devastação deu origem ao apelido “A idade das Trevas”, que foi muitas vezes utilizado para se referir ao terrível período.

Problemas sociais começaram a surgir. Segundo historiadores, os efeitos do nevoeiro vulcânico foram tão profundos que teriam derrubado impérios. Segundo um estudo de 2016, publicado na revista Nature, o século após tal erupção vulcânica viu o colapso do Império Sassânida, o declínio do Império Romano do Oriente, conflitos político-sociais na China e por toda Eurásia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Mergulhadores registram criatura estranha que se parece com um tubo gigante

Matéria anterior

7 coisas que você não sabia sobre o Magneto

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.