• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 diferenças entre o hemisfério norte e o hemisfério sul

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      19/01/18 às 12h32

O nosso planeta é divido em 6 continentes, sendo eles: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Esses continentes são as divisões do espaço terrestre elaborados pelo homem para facilitar a compreensão da área total. Essas grandes massas de terra são separadas por oceanos. Porém, existe uma separação ainda mais simples e direta do nosso mundo, que são os hemisférios norte e sul. Esses hemisférios são divididos por uma linha imaginária chamada de "Linha do Equador". Acredite você ou não, mas as duas partes possuem diferenças gritantes de coisas que nunca imaginamos. Cada uma dessas duas partes se comporta de uma maneira diferente em relação a algo.

Pensando um pouco mais sobre isso, listamos algumas diferenças existentes entre os hemisférios norte e sul. Acredite ou não, existem coisas que te deixarão boquiaberto. Sabendo as curiosidade de cada de vocês, caros leitores, a redação da Fatos Desconhecidos pede para que compartilhe com seus amigos e nos ajude a mostrar para todos. Sem mais delongas, confiram com a gente e se impressionem.

1 - A Lua

No hemisfério norte, podemos dizer que a lua é um tanto diferente. Quando ela está no formato de um C, quer dizer que ela está em fase decrescente e quando está virada para o outro lado, crescente. Por outro lado, quando ela está no formato de C, está aumentando o seu tamanho, quando está ao contrário, diminuindo. Essa diferença refere-se apenas a forma como ela se parece e não a sua fase. Ou seja, quando ela está crescente, está para todos, independente de onde estivermos observando.

2 - As Estrelas

O hemisfério norte é mais adequado para observarmos as estrelas de forma mais profunda porque está longe do centro da nossa galáxia. As estrelas são muito mais visíveis do que nos hemisfério sul.

3 - O Sol

O Sol nasce no leste e se põe no oeste, tanto no norte quando no sul, mas as sombras se movem em sentidos diferentes. Durante o dia, na parte norte, o sol alcançará sua posição máxima voltada para o sul, porque seguirá em direção a linha do Equador. Na parte sul ocorre o oposto e o sol atinge seu ponto alto na direção contrária.

4 - As Estações

Está é uma das maiores diferenças entre os hemisférios. As estações são contraditórias de acordo com o lugar em que estamos. No norte, a primavera começa em 21 de março, o verão no dia 21 de junho, outono em 21 de setembro e o inverno no dia 21 de dezembro. No hemisfério sul, por outro lado, a primavera começa no dia 21 de setembro, verão no dia 21 de dezembro, outono em 21 de março e, por fim, inverno em 21 de junho.

5 - População e Continentes

Aproximadamente 90% da população mundial se concentram no hemisfério norte. Da mesma forma, a maioria da massa terrestre também se encontra nessa parte do planeta. Na parte norte, podemos encontrar a Europa, América do Norte, a maior parte da Ásia, boa parte da África e 10% da área total da América do Sul. O hemisfério sul é composto pela Antártida, sul da Ásia, um terço da África, Austrália e a maior parte da América do Sul.

6 - Movimento dos Furacões

Por causa do efeito de Coriolis, que consiste na refração de objetos em movimento devido a rotação da Terra, os furacões e tempestades tropicais giram em sentidos diferentes. No hemisfério sul, no sentido horário e no hemisfério norte, na direção oposta.

7 - Movimento da Água

Também devido ao efeito Coriolis, a água se movimenta em direções diferentes em cada hemisfério. No sentido sul ela se drena no sentido horário e no norte, anti-horário. Enquanto isso, no Equador, não haverá movimento circular.

E aí, você sabia sobre essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+