Curiosidades

Espécie que inspirou o Pica-Pau e mais outras 22 são declaradas extintas

0

O mundo é um lugar complexo. O planeta Terra tem mais de quatro bilhões de anos e já foi abrigo de muitas formas de vida, a maioria já não existe mais. O maior exemplo de extinção que nós conhecemos são os dinossauros. Eles eram os verdadeiros seres operantes na Terra, mas depois de um meteoro, eles foram completamente eliminados.

Mas a verdadeira forma de extinção acontece aos poucos. Segundo estimativas científicas, existem por volta de 7,7 milhões de espécies no planeta Terra, sendo quase um milhão catalogadas. Destas quase oito milhões, acredita-se que um milhão de espécies não irão existir mais até 2050. Ou seja, o número de animais com perigo de extinção é altíssimo na nossa sociedade atual.

Extinção

Infelizmente, com o passar do tempo estamos vendo cada vez mais espécies sendo declaradas como extintas. Agora, Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos declarou como extinto o pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o desenho animado “Pica-Pau”, nessa semana. Junto com ele, mais outros 22 pássaros, peixes e uma planta também receberam a mesma classificação.

De acordo com a Associated Press, se esgotaram os esforços para se encontrar essas 23 espécies. Além disso, os cientistas alertaram que a mudança climática junto com outras pressões exercidas sobre a natureza pode fazer com que as extinções de animais fiquem cada vez mais comuns.

Causas

Embora os fatores que causam essas extinções e desaparecimentos de espécies variem entre desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros mortos por penas e animais capturados por caçadores, todos os caminhos tem como causa final o ser humano.

“Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global. E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos”, disse Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem.

Fonte: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2021/09/29/eua-irao-declarar-extincao-do-pica-pau-do-desenho-animado-e-outras-especies.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

5 tendências do turismo causadas pela pandemia que vieram para ficar

Matéria anterior

7 doramas coreanos que valem a pena assistir

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos