CuriosidadesNatureza

Esqueça a planta carnívora e veja 7 coisas impressionantes feitas por árvores

0

Grandes e robustas as árvores nunca são pensadas de maneira diferente do senso comum, ou seja, um bom lugar para fazer sombra e às vezes render alguns frutos para o consumo. Mas ela, que muitas vezes é vista só como parte de uma paisagem maior, tem suas peculiaridades e são muitas.

Assim como todo ser vivo, as plantas também tem seu ciclo de “nasce-cresce-reproduz-morre”. Mas algumas tem um pequeno desvio ou podem até mesmo falarem ‘pra mim chega’ e cometerem suicídio. Veja agora algumas coisas que você não sabia daquela planta que está presente no sonho de todo mundo no famoso ideal da ‘sombra e água fresca’.

1 – Cuidado, explosiva!

Olha a explosão! Essa árvore com certeza não é a queridinha das pessoas good vibes que abraçam árvores para se energizar. Estamos falando da açacu, que é toda coberta de veneno e tem sua casca cheia de espinhos. Além disso seus frutos explodem e as sementes são jogadas numa velocidade de 240 km/h. Ah e nem pense em comer sua fruta porque ela te causará vômitos e diarréia.

2 – Pra ela já deu

Não é que essa palmeira não goste da sua vida, mas é que suas proporções gigantescas a permitem reproduzir só uma vez e depois disso ela tem que morrer. Seu tronco tem 18 metros e suas folhas 5, o que fazem o formato dela se assemelhar ao de uma pirâmide. Quando suas gigantes folhas dão flores, centenas de aves e insetos são atraídos. Logo depois dessa produção de frutos a palmeira já não tem nenhuma energia para si.

3 – O que é imortal

Como nos ensinou Sandy&Júnior, o que é imortal não morre no final. E o ser mais velho do planeta é esse abeto da Noruega que tem 9950 anos. Sua longevidade se dá porque sempre que seu tronco morre outro é desenvolvido a partir de suas raízes.

4 – Auto-amputação

Retirar partes que já não fazem bem ao organismo ou que podem prejudicá-lo é algo natural. Algumas árvores fazem essa auto-amputação porque a recuperação do galho muitas das vezes demandariam uma grande quantidade de nutrientes e água. Assim ela bloqueia o fornecimento de nutrientes para a parte danificada esperando que ela caia.

5 – Sofrência que se escuta

Engana-se quem acha que as plantas não falam ou pelo menos que não emitem barulho. Sempre quando estamos na pior damos o nosso jeito de ser ouvidos. Com as árvores isso não é diferente. Quando estão sofrendo com a falta de água é possível ouvir um borbulhar dentro do tronco com microfones sensíveis. Esse barulho é a pressão maior da árvore tentando levar o pouco de água que ela tem para todo seu corpo. Se o processo continuar por muito tempo pode matar a árvore.

6 – Recuperação de qualquer jeito

Foi visto que algumas árvores mesmo depois de derrubadas conseguem fixar nitrogênio e carbono no solo. Com essa fixação a árvore pode se recuperar, por isso regiões que têm essas espécies se recuperam mais rápido de um desmatamento.

7 – Não esquece fácil

Em uma experiência feita com mudas de álamo, cada uma foi plantada em um tipo de ambiente diferente. Depois quando retiradas e colocadas no mesmo ambiente cada uma das árvores que cresceu depois apresentou a ativação de genes diferentes. O fato é a prova de que as árvores têm uma memória viva do ambiente em que conseguiram se erguer.

7 motivos pelos quais Aquaman pode se tornar um dos melhores filmes de herói do ano

Artigo anterior

7 pensamentos que toda mulher tem na hora do sexo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido