Natureza

Essa é a inacreditável maior semente do mundo

0
Sea's coconuts (coco de mer) on beach at Seychelles, Mahe

Vocês já ouviram falar de coco-do-mar? Para quem não sabe, essa é a palmeira que tem a maior semente do mundo. Essa semente é nativa de duas ilhas do leste da África, chamadas Seicheles. Só para vocês terem uma ideia, caros leitores da Fatos Desconhecidos, um coco inteiro pode chegar a pesar entre 15 e 30 quilos.

Porém, até hoje, o recorde é de 40 quilos. A árvore tem mais de 30 metros de altura e tem folhas grandes que chegam a 4,5 metros de largura e 10 metros de cumprimento. Mas por que diabos essa árvore se chama coco-do-mar? Há muito tempo atrás existia um mito que dizia que essa planta era mítica e que nascia no fundo do mar. A gente conta mais sobre essa árvore para vocês.

A maior semente do mundo

O ciclo de vida dessa árvore e lento, demorando 25 anos para atingir a maturidade e dar frutos. Porém, esses só ficarão prontos para reproduzir novas mudas sete anos depois. O coco também não germina depois de dois ou três anos.

Essa planta se destaca em relação as outras pelo fato de precisar de pouca quantidade de nitrogênio e fósforo em suas folhas. Na verdade, ela precisa apenas de um terço de nitrogênio do que as outras plantas necessitam.

Ao invés de absorver essas substâncias em excesso, a árvore desenvolve sementes gigantes com nutrientes e energia para as futuras mudas. Para que as sementes fiquem prontas, são precisos 6 anos e 85% do fósforo da planta.

Mesmo que uma palmeira dessas viva muito tempo, ela produz apenas 100 sementes durante sua vida. Entre essas 100 sementes, cerca de 20 a 30 dão brotos.

Todas essas singularidades e longo período de amadurecimento significa que essas palmeiras estão correndo risco de extinção. A sementes são roubadas das plantas para serem raladas e vendidas em forma de pó. Além disso, muitos turistas compram essas sementes para ter um souvenir da região.

Mas e você, já conhecia a maior semente do mundo? Não esqueça de comentar aqui embaixo.

7 explicações para as maiores ilusões de ótica que viralizaram na internet

Matéria anterior

Essa garotinha é a sensação do Instagram por um motivo: ela nunca comeu açúcar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Natureza

Você pode gostar