História

Essa tumba de 4 mil anos foi encontrada intacta no Egito

0

O Egito Antigo ainda esconde vários segredos que podem mudar o rumo da História, mudando então a forma de vermos o passado. Por esse motivo, há estudiosos do mundo inteiro que dedicam suas vidas procurando evidências de séculos atrás. Recentemente, arqueólogos conseguiram dar um grande salto. Eles encontraram uma tumba de 4.400 anos ainda bem preservada na região de Sacará, ao sul de Cairo. De acordo com os estudiosos, oshieróglifos, estátuas e desenhos da sepultura, que pertencem a um sacerdote da realeza, mostram que ele idolatrava a própria mãe. “Ele menciona o nome da mãe em quase toda parte”, afirmou o secretário do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri.

O sacerdote, que serviu durante a Quinta Dinastia do Egito, se chamava Wahtye. Ele viveu durante o comando do rei Neferirkaré. O sarcófago possui mais de 30 metros de comprimento, 10 metros de largura e 10 metros de altura. O local ainda possui dezenas de estátuas e diversas figuras coloridas do padre e de sua família. Diversos desses desenhos mostram um pouco sobre a “fabricação de cerâmica e vinho, fazendo oferendas religiosas, apresentações musicais, barcos à vela, a fabricação de móveis funerários e caça”, segundo o jornal Egypt Today.

Waziri ainda classificou a descoberta como “única nas últimas décadas”, pois a tumba apresenta sinais de ter sido saqueada, mas as figuras permanecem bem preservadas. “A cor está quase intacta, embora a tumba tenha cerca de 4.400 anos de idade”, comentou o explorador. Os arqueólogos acreditam que a região ainda esconde vários itens do antigo Egito. Abaixo dessa tumba, por exemplo, especula que haja um poço. O estudioso e sua equipe devem começar escavar o local em breve para procurar por mais itens históricos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

7 razões pelas quais você tem uma péssima memória

Matéria anterior

7 forças incríveis e misteriosas que estão moldando o universo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar