A infidelidade é um bom motivo para acabar um relacionamento. Mas, nem sempre ela é a principal vilã. Muitas vezes a rotina acaba com qualquer esperança de se relacionar com a pessoa que você tanto ama, ou acredita que ainda ama.

Existem vários comportamentos que são pouco discutidos e que são tão destrutivos quando uma traição. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter.

Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com Essas 6 coisas podem destruir qualquer relacionamento. Confira:

1 - Você não mantém amizades fora do casamento

01

Passar um tempo juntos, como casal, é muito importante, mas não se esqueça de suas amizades. É surreal depender de seu parceiro para socializar, dê espaço para que o outro saia com os amigos. Para Ryan Howes, psicólogo em Pasadena, Califórnia (EUA):

"É muito importante, para os dois, construir e manter amizades com outras pessoas. Através de seus amigos, você pode experienciar outras coisas, novas perspectivas e apoio, o que pode realmente melhorar seu relacionamento. É preciso ter confidentes fora do relacionamento."

2 - Você subestima a necessidade do toque

Publicidade
continue a leitura

02

Muitos casais perdem o "interesse" com o passar do tempo, e o toque fica para aquelas ocasiões especiais, como aniversários e férias. É preciso conversar sobre o "elefante na sala". Dessa maneira estão caminhando para um casamento sem sexo, sem paixão.

De acordo com Debra Campbell, psicóloga e terapeuta de casais em Melbourne, Austrália: "Você não tem que ter relações sexuais todos os dias, mas algum tipo de reconhecimento sexual ou erótico, quase diariamente, é importante nas relações. Pode ser mais que um toque leve; não é sempre sobre orgasmos, cansaço e suor."

Ela ainda aponta que, em um relacionamento de longa data: "Você precisa saber que ninguém mais na vida do seu parceiro foi escolhido para ser amante, a não ser você."

3 - Seus casais de amigos são má influência

Couple sitting on sofa with arms folded, looking angry

Apesar de ser muito importante manter amizades próximas, é preciso tomar muito cuidado. Porque os "tipos" errados de amizade podem influenciar negativamente seu relacionamento. A terapeuta de casais e família, de Salt Lake City, Utah (EUA), e criadora do site para terapia de casais online forBetter, Laura Heck:

Publicidade
continue a leitura

"As ações dos seus amigos influenciam atividade seu casamento, mesmo que você perceba ou não. Quando em particular, seus amigos reclamam ou desabafam sobre as frustrações com seus parceiros? Seus amigos são pessoas fiéis aos devidos companheiros ou costumam flertas com outras pessoas? Más relações são tóxicas e são ativas nas mudanças de hábitos.

Em compensação, estar rodeado de casais que se respeitam e possuem relacionamentos saudáveis pode ser uma ótima influência para o seu relacionamento. "Você precisa analisar as relações em seu círculo de amizades e ser criterioso no que diz respeito a influência dessas pessoas sobre sua vida."

4 - Você não ajuda a limpar a casa

Young Couple Cleaning Cleaning Modern Kitchen

Alguns cientistas, da Universidade de Alberta, descobriram que os casais que não dividem as tarefas domésticas tendem a estarem mais insatisfeitos com o relacionamento e a praticarem menos sexo do que aqueles que dividem. Para Ryan Howes: "Não importa se você é a pessoa que limpa ou que suja, o que importa é se o parceiro que limpa pode ser flexível e o que suja ajudar a limpar."

5 - Você não conversa sobre o relacionamento

Publicidade
continue a leitura

Senior couple sitting on sofa after argument

Conversas "bobas", por exemplo: Como foi seu dia? ou O que vamos fazer nesse fim de semana? Não são suficientes. O casal precisa escolher com antecedência um dia e uma hora para conversar sobre a relação.

Aí sim, conversar sobre coisas realmente importantes, como "O que você hoje de diferente para me entender?", "O que isso provoca em nossa relação?", "Em que momento você sentiu que eu te amo mais do que tudo?", e coisas do gênero.

Inicialmente, essas conversas podem parecer um pouco desconfortáveis, mas com o tempo, vocês se acostumam e essas conversas vão acabar com os rancores, mágoas, irritações e rotina. Pelo menos, é o que diz Liz Higgins.

6 - Vocês se sentem cada vez mais como colegas de quarto

They're having communication problems

A Síndrome do Colega de Quarto é uma relação silenciosa, um silencioso assassino de relacionamentos, de acordo com Laura Heck. Quando vocês chegam nesse nível, sentem como se estivessem vivendo vidas paralelas, sendo ligados apenas pelo espaço físico que ocupam, dinheiro e filhos (quando tem). "Se você caiu nessa armadilha, precisa urgentemente de algo novo que te devolva energia e paixão." Não importa o que façam, façam e se divirtam juntos.

Então pessoal, o que acharam? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 25/11/16 14h36