• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Essas são as partes do seu corpo que o narguilé afeta mais do que o cigarro

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      06/09/18 às 18h29

O narguilé viralizou no Brasil, principalmente em grupo de jovens. A espécie de cachimbo de origem oriental à base de água e de essências aromatizadas ganha cada vez mais força por aqui. É comum encontrar um em rodas de amigos e contamos até com bares especializados nisso, onde podemos ir para fumar sem nos preocupar com o ambiente. Visto como algo inocente e sem danos, o narguilé não é bem inocente e o Ministério da Saúde enfatiza os riscos que eles podem trazer. É comprovado que ele pode trazer mais prejuízos à saúde do que o cigarro tradicional. A OMS afirmou ainda que uma rodada durando 80 minutos equivale a 100 cigarros em termos de substâncias tóxicas.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou as partes do nosso corpo que são mais afetadas pelo narguilé, ultrapassando até mesmo o cigarro. Se você tem um amigo que gosta do tal narguilé, compartilhe essa matéria e alerte-o. Sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com tudo isso.

1 - Sistema reprodutor

O uso do narguilé pode causar problemas no sistema reprodutor. Fumar frequentemente causa perda do libido, impotência e infertilidade masculina. Em caso de gravidez, o uso pode resultar em má formação fetal durante a gestação.

2 - Sistema digestivo

O uso frequente pode causar gastrite, úlcera, náuseas e constipação intestinal por causa da toxina das essências no corpo.

3 - Boca

A fumaça e o compartilhamento da mesma podem causar sérios problemas bucais. Retração da gengiva, mau hálito, manchas escuras nos dentes e inflação crônica são alguns exemplos.

4 - Sistema respiratório

O ato de fumar intoxica o organismo. O sistema respiratório é bastante danificado e diminui a capacidade respiratória. O uso pode causar lesões nas vias aéreas, inflamação nos brônquios e comprometimento dos alvéolos.

5 - Cérebro

Até mesmo o nosso cérebro pode ser afetado. As toxinas contidas no narguilé causam sonolência e, dependendo da quantidade, insônia.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Imagens Opas
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+