Entretenimento

Essas são as piores dores do mundo

Neuralgia do trigêmeo - piores dores
0

A dor é uma daquelas experiências subjetivas e imensuráveis. Por exemplo, para alguns, a depilação é aceitável, enquanto para outros é uma experiência insuportável. Mas existem aquelas dores que são universalmente horríveis, como bater o dedinho na quina de algum móvel. Acontece que essa dor está longe de ser a pior do mundo. Aliás, está longe de estar entre as 50 piores dores do mundo. 

Sabemos que o parto faz parte dessa lista, mas existem outras dores que são famosas por sua intensidade. Assim, a dor pode ser tão intensa que o paciente desenvolve um quadro de depressão quando ela é crônica. Considerando que temos condições médicas que provocam dores tão intensas que causam desmaios, conheça, agora, quais são as piores dores. 

Cólica renal

A cólica renal é uma dor que muitas pessoas dizem ser insuportável, dependendo da gravidade. Quando um cálculo renal, ou pedra nos rins, tenta passar pelo ureter até a bexiga, o paciente passa por sérios problemas.

Na parte mais estreita, o ureter tem cerca de sete milímetros de diâmetro, sendo que alguns cálculos passam de 10 milímetros! Esses precisam ser retirados ou reduzidos de tamanho por procedimentos com essa finalidade, como a litotripsia extracorpórea. 

Dessa forma, até mesmo cálculos menores provocam contrações da musculatura do ureter, gerando cólicas intensas que costumam causar até desmaios. A dor é sentida na região ipsilateral do flanco e o paciente também pode sentir náuseas, sudorese, vômitos, taquicardia e hipertensão arterial.

Queimadura

As queimaduras são notoriamente dolorosas. Em uma queimadura de segundo grau, seus nervos ficam expostos ao ambiente, o que gera dor a qualquer estímulo. Uma simples corrente de ar ou mudança de temperatura envia ondas de dor pelo corpo. Infelizmente, o processo de cura envolve a troca de curativos, que também é extremamente doloroso.

Cefaleia em salvas

Cefaleia em salvas é considerada pior do que a enxaqueca. Essa dor é intensa e dura entre 15 minutos e duas horas, acompanhada de vermelhidão e lacrimejamento no olho. Além disso, o paciente também pode ter congestão nasal. Assim, a cefaleia acontece várias vezes ao dia por várias semanas. Por sorte, essa doença é rara, já que afeta menos de 1% da população. O interessante é que ela acomete mais homens de meia idade.

Infarto

Infarto

PeopleImages / Getty Images

Pacientes relatam que o infarto é uma dor muito intensa. Ela é um aperto na região do peito, mas pode se estender pelos membros superiores e pelas costas. O infarto também pode ser tão intenso que o paciente pode sofrer de vômitos, sudorese e até desmaio.

Varicela

Já quando o vírus da varicela, ou catapora, se reativa nos nervos cranianos, ele gera uma lesão muito dolorosa. Isso pode acontecer em quadros em que há queda de imunidade, como em idosos ou pacientes imunocomprometidos. Sendo assim, essa dor pode persistir por meses e até anos, e os pacientes costumam sentir uma queimação.

Cólica biliar

A cólica biliar é como a cólica renal. Dessa forma, um cálculo de colesterol obstrui os ductos que drenam a bile da vesícula ao intestino, o que causa crises de cólica que podem durar até cinco horas.

Então, você pode sentir essa dor na região superior do abdômen. Além disso, ela é acompanhada de febres e vômitos. Para tratar essa dor, recomenda-se a retirada da vesícula biliar.

Neuralgia do trigêmeo

Neuralgia do trigêmeo - piores dores

Reprodução

Por fim, a última das piores dores dessa lista é provocada por um processo inflamatório do nervo trigêmeo. A neuralgia gera crises de dor com pontadas e choques elétricos na região do rosto, da testa até a mandíbula. 

Essa doença pode se resolver espontaneamente no prazo de um ano. No entanto, ela também pode ser tratada com anticonvulsivantes e cirurgias. 

Por que a Nasa está fazendo missões no fundo dos oceanos?

Matéria anterior

Qual a terceira maior causa de morte global?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos