Esta imagem da NASA mostra uma imagem de como os aerossóis estão espalhados em nossa atmosfera. Lembrando que um aerossol é definido como a suspensão de partículas finas e sólidas na atmosfera. Ou ainda, como partículas líquidas em um gás.
O aerossol pode ser produzido naturalmente, com fenômenos naturais ou por interferências humanas. As emissões humanas têm aumentado significativamente e isso é visível aos olhos humanos. A fumaça que vemos, quando há um incêndio, é uma das formas de aerossol.
Na imagem, a cor azul representa os aerossóis de água salgada, as tempestades. A poeira roxa é literalmente partículas de poeira. Em vermelho os aerossóis produzidos pelo homem, resultado da emissão de fábricas e veículos.
A forma mais comum que temos do aerossol é encontrada nos desodorantes em spray. O produto é basicamente formado por duas substâncias, o produto e o gás que o faz sair em forma de spray.
Um dos componentes utilizado nos desodorantes era o clorofluorcarbono (CFC), que é responsável por contribuir no defasamento da camada de ozônio.
O produto apresenta tantos malefícios que seu uso está proibido em alguns países.