Curiosidades

Esse brasileiro construiu uma casa sozinho vendo vídeos no Youtube

0

A criatividade e competência de algumas pessoas vão além dos limites às vezes. O paranaense Evandro Klimpel Balmant, de 33 anos, é a prova viva disso. Evandro foi capaz de erguer praticamente sozinho uma casa de 200 metros quadrados. Sua residência fica em Almirante Tamandaré, na grande Curitiba. O mais curioso disso tudo é que ele realizou todo o processo seguindo dicas em um tutorial no Youtube. Evandro trabalha como analista de sistemas e até então nunca havia tido qualquer experiência com construção civil, engenharia ou arquitetura.

Ele contou com algumas poucas ajudas durante o processo. Além do Youtube, Evandro contou com o apoio do seu pai e um mestre de obras, que ficaram responsáveis pela estrutura de concreto e pela cobertura da casa. E isso só foi necessário porque essas etapas não poderiam ser concluídas por ele sozinho. O construtor disse aos jornais locais que a economia que teve com a mão de obra foi em torno de R$ 150 mil. Sendo assim, ele conseguiu construir a casa dos seus sonhos gastando apenas 50% do que gastaria contratando serviços terceirizados.

Algumas decisões precisaram ser tomadas por Evandro e sua esposa, Ane. Uma delas foi a compra de tijolos ecológicos, feitos a partir de lixos reciclados. Para quem não sabe, esse tipo de tijolo possibilita uma montagem mais rápida e fácil. O material se encaixa como peças de Lego, facilitando a vida de quem precisa montar sem conhecer muito as técnicas comuns. Além da facilidade de montagem, esse tipo de tijolo garante um melhor isolamento acústico e térmico, o que é uma grande vantagem. Isso poupa o trabalho de ter que rebocar com cimento as paredes, dando menos trabalho.

Segundo o casal, a ideia de construir a própria casa surgiu há um tempo, quando eles ganharam o terreno do pai de Ane. Eles viviam em uma casa alugada na época e o sonho era mudar-se para uma menos barulhenta, pois o seu lar ficava em uma parte barulhenta da cidade. A partir daí, começaram a guardar dinheiro e decidiram investir um pouco para levantar sua própria casa e começar a morar nela o mais rápido possível.

A ideia de procurar por vídeos no Youtube surgiu quando orçaram pela primeira vez a mão de obra. O valor era alto e alcançava R$ 12 mil, isso estava quase fora de condições. É claro que Evandro contou com dicas importantes de pessoas da área, como engenheiros e arquitetos de sua família. Quando ele concluiu o alicerce, pensou “se eu fiz isso, consigo fazer o resto” e então deu continuidade. Hoje o casal realiza o sonho de viver na casa própria e, o melhor, construída por eles mesmos.

E aí, o que você achou dessa história? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Conheça a civilização mais antiga do mundo localizada na Austrália

Matéria anterior

Dificuldade de levantar da cama pode ser sinal de doença

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.