Curiosidades

Esse conhecido milagre da Bíblia era na verdade um eclipse

0

Uma passagem do livro de Josué, no Antigo Testamento, narra um suposto milagre. A história conta que por vontade de Jeová, o Sol e a Lua ficaram parados no meio do céu. O texto diz: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: ‘Sol, detém-te em Gibeom, e tu, Lua, no vale de Aijalom. E o ‘Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O Sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”.

Entretanto, especialistas acreditam que pode existir uma falha de tradução desses versículos. Sendo assim, a referência, na verdade, é ao fato de o Sol e a Lua terem deixado de fazer o que fazem normalmente.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, relatou que no dia 30 de outubro do ano de 1207 a.C., data em que teria ocorrido o episódio mencionado na Bíblia, aconteceu um eclipse anular do Sol. O evento pôde ser visto em Canaã, epicentro do relato mítico.

Portanto, o que parecia ser um milagre de Deus, foi, na verdade, um evento astronômico. Os dados não só revelam o primeiro registro documentado de um eclipse, mas também servem para datar com uma precisão de um ano os reinados do faraó Ramsés II e seu filho Merenptah.

10 coisas que você precisa saber sobre Cavaleiro da Lua, o Batman da Marvel

Artigo anterior

8 integrantes mais poderosos (e fracos) dos Jovens Titãs

Próximo artigo