Curiosidades

A triste verdade sobre o mundo moderno em 16 ilustrações polêmicas

0

A sociedade moderna vive em um processo de integração devido as diversas visões de mundo, produtos, ideias e outros aspectos da cultura globalização. Os avanços nos meios de transporte, nas telecomunicações e no comércio têm sido fatores importantes na expansão da globalização, gerando ainda mais a interdependência das atividades econômicas e culturais.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou alguns aspectos básicos da sociedade moderna globalizada: comércio e transações de capital, migração e à circulação de pessoas, e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como o aquecimento global, disputas por água e poluição do ar.

As economias do mundo têm se desenvolvido de forma desigual, de tal forma que regiões geográficas inteiras estão na pobreza e doença. Entre 2003 e 2013, a desigualdade de renda cresceu mesmo em países tradicionalmente igualitários, como a Alemanha, a Suécia e a Dinamarca. Em 2013, uma pequena elite de multibilionários, 85 para ser exato, tinha acumulado riqueza equivalente a toda a riqueza detida por 3.5 bilhões de pessoas.

Steve Cutts decidiu retratar a sociedade moderna com suas ilustrações. O ilustrador que reside em Londres mostrou um retrato da realidade abordando temas como consumismo e a manipulação social e política. Confira:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

8 séries que você não pode perder em 2016

Matéria anterior

Esse é o segredo bizarro da criatividade dos profissionais do Vale do Silício

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.