Curiosidades

Esse incrível mapa mostra nosso sistema solar como jamais visto

0

O Sistema Solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites, junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Os cientistas ainda têm várias dúvidas a respeito do nosso sistema solar. E mesmo com pesquisas e descobertas, ainda existem muitas coisas lá fora que continuam desconhecidas. Mas sempre que a ciência avança, uma coisa nova é descoberta ou então hipóteses conseguem ser provadas.

Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que tinham mais de oito planetas. E erroneamente, classificaram asteroides como planetas e descobriram planetas inexistentes. Algumas das previsões estavam certas e outras totalmente fora da curva. E com erros e acertos, o nosso sistema solar foi tomando uma forma para os cientistas e para nós que somos leigos no assunto.

Se você é uma dessas pessoas que mesmo com alguém te explicando as coisas tem dificuldades de imaginar como elas realmente são ou como ficam em um espaço o trabalho de Eleanor Lutz pode te ajudar. Essa estudante de doutorado em biologia na Universidade de Washington tem um grande talento para visualizações científicas.

O trabalho dela pode ser visto em seu site Tabletop Whale. O último trabalho, feito pela artista é uma obra que mostra um mapa com todas as órbitas de mais de 18 mil asteroides em nosso sistema solar.

O trabalho dela inclui 10 mil asteroides com mais de 10 quilômetros de diâmetro e aproximadamente oito mil objetos que tem uma tamanho ainda desconhecido. E como o slogan do seu site diz, ela faz “gráficos, infográficos e animações sobre toda e qualquer ciência”.

Dentre os trabalhos da estudante estão alguns intitulados Compêndio Visual de Criaturas Brilhantes, Todas as Estrelas que Você Pode Ver da Terra e também é possível ver um mapa topográfico de Mercúrio.

Projeto

A comunidade espacial está com uma grande atenção para o último projeto de Eleanor. Isso porque a estudante está trabalhando em um Atlas do Espaço e tem trabalhado nesse projeto já há um ano e meio. O empreito é uma coleção de dez visualizações e inclui planetas, luas e espaço exterior.

“Eu fiz um mapa animado das estações na Terra, um mapa da geologia de Marte e um mapa de tudo no sistema solar com mais de 10 km”, explica. Esse último é o mapa com objetos maiores que 10 quilômetros e que é o grande responsável pela atenção.

Os dados que Eleanor usou para fazer o seu atlas são públicos e estão disponíveis de graça. Ela usou como fontes a NASA e o US Geological Survey. O que impulsiona o trabalho é que, mesmo que os dados usados sejam brutos, o que ela faz é pegar os dados brutos e os transformar em visualizações úteis e bonitas.

“Eu realmente gosto que todos esses dados sejam acessíveis, mas é muito difícil de visualizar. É uma ciência realmente incrível, e eu queria que todos pudessem ver isso de uma maneira que faz sentido”, contou.

A estudante compartilhou alguns de seus trabalhos que ainda não foram publicados. Como por exemplo, esse gif das estações da Terra.

Trabalho

O trabalho de Elanor é muito mais do que visualizações de dados. Ela também tem um olhar de designer, o que deixa o seu trabalho muito mais engenhoso. E por ser cientista, ela se inspira em compartilhar os dados e métodos que usou para fazer e criar seus trabalhos.

O que ela planeja fazer é publicar o código fonte de cada uma de suas peças e também fazer tutoriais de como criá-las. O difícil é entender nosso mundo ou qualquer coisa na natureza sem estar envolvido com a ciência. E sem a ciência, o que temos é anedota e opinião.

O trabalho de Eleanor está facilitando para as pessoas compreenderem o universo. “Há uma barreira do conhecimento para acessar algumas das coisas interessantes e impressionantes sobre a ciência. Existem muitos fatos e equações, e eu quero que essas ideias legais sejam acessíveis”, concluiu.

Arrastada por carro, vendedora de balões ganha 29 mil reais em vaquinha

Artigo anterior

7 fatos obscuros sobre o Vale do Silício

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido