• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Stephen Hawking pediu para colocarem uma equação na sua lápide. O que ela significa?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/03/18 às 19h32

O grande e genial Stephen Hawking morreu já faz alguns dias. Sua partida nos inspirou a fazer as matérias com os seus maiores feitos para a humanidade e a possibilidade de Hawking ter feito uma grande descoberta 2 semanas antes de morrer.

Pois bem, depois de sua morte, Hawking pediu para que fosse cremado. Os restos mortais do físico britânico serão colocados na Abadia de Westminster, ao lado dos famosos cientistas britânicos Isaac Newton e Charles Darwin. Hawking pediu também que fosse cravada uma equação em sua lápide. Mas que equação é essa que o cara quer que fique gravada em seu túmulo? Isso é o que a gente conta para vocês nessa matéria.

A equação na lápide de Hawking

Depois de morrer no dia 14 de março, com 76 anos de idade. Mas antes de morrer, o físico desejou que sua própria fórmula matemática (criada para calcular a energia emitida pelos buracos negros) fosse cravada na sua lápide.

Essa informação foi revelada pela ANSA pelo físico e diretor do Centro Internacional de Relatividade e Astrofísica (ICRANet) Remo Ruffini. Remo inclusive ajudou Hawking na construção da fórmula. Ele também disse que Hawking desejou isso várias vezes, inclusive uma vez que ele foi jantar na casa de Hawking junto ao famoso matemático Roy Kerr.

Nesse caso, os dois até brincaram com Hawking, dizendo que a fórmula não era só dele. A fórmula é exatamente a mostrada na imagem abaixo.

A fórmula é a base central da compreensão dos buracos negros e uma das maiores conquistas do físico. Ela conecta importantes quantidades termodinâmicas, como a entropia (letra S) e as propriedades físicas do buraco negro (letra A). As letras restantes são constantes do universo, como a constante de Boltzmann (letra K), da velocidade da luz (letra C), e a constante de Planck reduzida (h-bar) e a constante da gravitação universal (letra G).

Hawking revolucionou o mundo com as suas teorias do espaço-tempo, do Big Bang e da radiação dos buracos negros.

Mas e aí, você faria o mesmo caso estivesse no lugar de Hawking? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+