• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse vídeo terrível mostra os sintomas da raiva em humanos

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      11/12/17 às 15h43

Com certeza você já ouviu falar sobre a doença chamada "raiva", também conhecida como hidrofobia. Trata-se de uma doença altamente infecciosa que pode atingir diversos mamíferos, incluindo humanos. Infelizmente, muitas pessoas tem o costume de negligenciar o cuidado com seus bichinhos de estimação. Embora seja amplamente divulgada a importância de vaciná-los contra a raiva, muitos ainda deixam de fazer isso. Tal doença pode chegar até nós por intermédio dos bichos de estimação. É bom sempre tomar cuidado!

Mas como isso poderia acontecer? Bom, quando um animal está infectado, o simples fato da saliva dele entrar em contato com as mucosas de seu corpo já pode lhe deixar propenso ao contágio. Um bom exemplo seriam as famosas lambidas na boca, que muitos donos permitem. Caso o animal também dê lambidas em feridas, morda, ou pratique qualquer ato semelhante, é bem provável que transmita a doença.

A partir do momento que entra no organismo, o vírus da raiva (do gênero Lyssavirus) se instala e acaba se multiplicando por todo o sistema nervoso central. Com o passar do tempo, vai atingindo nervos periféricos até que se propaga pelos neurotransmissores, se estabelecendo no cérebro. Dessa forma, a vítima acaba desenvolvendo um grave quadro de encefalite. Como se não bastasse, o vírus ainda se espalha por outros órgãos, até que atinge as glândulas salivares, se multiplicando e deixando a saliva do doente contagiosa.

Mas quais seria os sintomas se um humano pegasse raiva?

Felizmente, os casos em que humanos contraem raiva são praticamente exceções. No entanto, casos realmente terríveis já foram registrados ao longo de nossa história. Um deles aconteceu em uma região do Irã, onde alguns moradores foram atacados por um lobo que estava contaminado. Assim como já era esperado, contraíram hidrofobia. Tal termo se refere ao "medo de água", o que faz com que seja um pouco estranho ao fazer referência à raiva. Mas na verdade, ele surge a partir de um dos sintomas mais comuns em humanos quando contraem a doença.

Existe uma etapa em que é muito comum a dificuldade de engolir. Dessa forma, quando um simples líquido entra em contado com a garganta do doente, é expelido imediatamente... Sem contar que o abdome da pessoa ainda é tomado por dolorosas contrações. A partir daí vem o uso do termo hidrofobia, "medo de água". Bom, foi exatamente isso que sofreu um dos moradores do Irã, no terceiro dia após ser atacado.

Já no quinto dia, a vítima sofre com salivação e transpiração intensa, seguido de inúmeras convulsões. Tal comportamento faz com que os médicos amarrem suas mãos e pés na maca. É nítido que depois de algum tempo ele começa a apresentar pequenos delírios, enquanto continua salivando, mas vagarosamente, fica mais quieto, aguardando sua morte que chega lentamente...

Abaixo você pode conferir o vídeo que mostra os principais sintomas sofridos por ele. Caso tenha coragem o suficiente, pode dar uma conferida:

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+