• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esses 5 países em que os cidadãos vivem mais tempo revelam o segredo da longevidade

POR Natália Pereira    EM Entretenimento      19/03/18 às 19h20

Já parou para pensar sobre como algumas pessoas conseguem viver tanto tempo e, ainda assim, continuarem saudáveis e dispostas? Em algumas partes do mundo isso é algo comum e grande parte da população dispõe de uma vida longa. Mesmo que, para nós, a idade pareça ser sinônimo de algumas restrições e preocupações. E, por mais que cada um leve o seu próprio estilo de vida, grande parte dele é derivado de um comportamento social mais abrangente.

Algumas culturas, de uma forma ou de outra, acabam gerando certos comportamentos benéficos para a saúde, que são passados de geração para geração. Isso permite que, esses povos, tenham uma qualidade de vida melhor e, consequentemente, vivam por mais tempo. Então, levando isso em consideração, será que existe uma fórmula para manter a juventude? Alguns acreditam que sim, o que fez com que eles fossem atrás desse segredo. E, que lugar melhor para isso do que aqueles países que superam a expectativa de vida mundial, de 71 anos? O mistério para a juventude de alguns desses países parece ter chegado ao fim.

1 - Japão

A expectativa de vida dos japoneses é de 83 anos, sendo uma das mais altas do mundo. Lá, você pode encontrar a região conhecida como "a terra dos imortais", chamada Okinawa. O local acabou se tornando um centro de pesquisas sobre a longevidade, já que lá residem 400 pessoas com mais de 100 anos de idade. E, de acordo com alguns estudos, o motivo para isso parece estar relacionado a dieta local e ao estilo da comunidade.

Os moradores da região vivem, basicamente, com a ingestão de tofu, batatas e peixe. Além disso, a comunidade unida de idosos faz com que eles se sintam integrados e, consequentemente, enfrentem menos estresse. De acordo com os pesquisadores, esses pontos são um grande diferencial do local e seriam responsáveis pela vida longa de seus moradores.

2 - Singapura

Além de ser um dos países com maior expectativa de vida, em média 83,1 anos, eles também tem uma das menores taxas de mortalidade infantil e materna da atualidade. Um dos motivos para isso, de acordo com estudos, é o forte sistema de saúde local. Singapura é conhecida por ter um sistema de saúde quase que impecável, com amplo acesso medicinal e sistemas de tecnologia que influencial no processo. Além disso, vícios danosos como o tabagismo e o alcoolismo custam caro no país. Tais produtos são taxados com altos impostos, fazendo com que o seu consumo diminua.

3 - Espanha

Com uma expectativa de vida de 82,8 anos, os espanhóis não ficam muito atrás das posições acima quando o assunto é vida longa. Alguns afirmam que o segredo para isso esteja na dieta a base de azeite de oliva, vegetais e vinho. Mas, eles parecem guardar um segredo bem maior do que este. Estamos falando da "siesta", tradição local que consiste em fazer uma pausa depois do almoço. Enquanto os brasileiros dispões de mais ou menos 30 minutos ou 1 hora para o almoço, os espanhóis reservam muito mais tempo para isso - entre 2 ou 3 horas.

Isso permite que eles comam com mais calma, façam uma digestão mais saudável e ainda tenham tempo para descansar, pontos importantes para se ter uma boa saúde. Além disso, o fato das lojas e restaurantes serem mais próximas das casas faz com que as pessoas optem por uma boa caminhada, ao invés de saírem de carro. A maioria prefere andar a e de bicicleta, ou seja, não utilizarem veículos automáticos.

4 - Suíça

A Suíça está entre os países mais ricos da Europa. Contribuindo para a sua colocação nesta lista. O bem-estar proporcionado pelo local acontece devido a boa qualidade do sistema de saúde e da segurança proporcionada. Além disso, dados mostram que o consumo de queijo e leite em grandes quantidades pode estar influenciando na expectativa de vida.

5 - Coreia do Sul

O país, colocado na quinta posição, tende a evoluir cada vez mais. Estimasse que, em alguns anos, a Coreia do Sul venha a ocupar a primeira posição no ranking, podendo chegar a uma média de 90 anos. Isso acontece porque, o país está em ascensão e tende a ter grande melhora em seu sistema. O acesso a saúde e os problemas de tensão arterial reduzidos contribuem nesse número. Além disso, a dieta voltada para fermentados ajuda a diminuir o colesterol e aumenta o sistema imunológicos.

Todos esses 'segredos' revelados pelos estudos desses grandes países trazem informações interessantes a respeito da longevidade. As características peculiares apresentadas por cada local mostra pontos importantes que podem ajudar a manter uma boa saúde. Seria bom, de alguma forma, conseguir implementar esses pontos em nossas vidas, concordam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+