• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esses animais incríveis estão extintos atualmente

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      14/10/14 às 22h07

Gigantes, sejam eles dentados como o tiranossauro ou inofensivos como a vaca marinha, são sempre assustadores. Afinal, imaginar um ser de dimensões titânicas nos vendo como jantar é uma sensação que deve encher de terror o mais durão dos homens, já que um macio e desarmado humano não teria chance alguma contra essas criaturas.

Apesar disso, seu direito de existir não é questionável, e, nos casos em que a extinção se deu pelas mãos humanas, não é justificável destruir espécies inteiras somente por medo ou pelos prazeres da caça. Apesar disso, a Terra perdeu vários de seus animais durante o desenvolvimento humano, e abaixo você pode conferir alguns exemplo de animais impressionantes que habitaram o passado:

Tiranossauro

tyrannosaurus-rex

Esses gigantes de sangue frio podiam ter mais de 7 toneladas e até 20 metros. Viveram em torno de 68 à 65,5 milhões de anos atrás, e, como você já sabe se assistiu Jurrasic Park, eram um dos maiores e mais temíveis predadores dentre os dinossauros.

Thylacine

a98_Thylacine

Esse tigre da Tasmânia deixou de existir em 1936, e habitava a Austrália e Nova Guiné. Conhecido como "tigre australiano", por suas costas rajadas. Hoje é um animal raríssimo, ainda por vezes visto.

Vaca marinha de Steller

a98_seacow

Extinta em 1768, essa gigantesca espécie podia ter até 8 metros e 3 toneladas, quase nunca saindo do mar, diferente das morsa e lontras, versões em miniatura do animal. Apesar do tamanho todo, esse gigante marítimo não tinha dentes, garras ou qualquer mecanismo de defesa, o que fez sua extinção ser rápida depois de sua descoberta.

Quagga

a98_Quagga

Esse equino meio zebra, meio cavalo era comum na África, mas o último indivíduo selvagem abatido em caça foi registrado em 1870, e o último em cativeiro em agosto de 1883, no zoológico de Amsterdam. Foi o primeiro animal a ter seu DNA estudado, o que levou cientistas a notarem que a espécie era a mesma que a da zebra, apesar das diferenças visuais.

Alce Irlandês

a98_Irish

Esses alces gigantescos foram extintos há aproximadamente 7 mil anos, e tinham mais de 2 metros de altura, com chifres que podia ter até 3 metros e meio e até 40 quilos. O motivo para sua extinção é incerto, já que há quem diga que a razão para o desaparecimento da espécie seria seu supercrescimento. Entretanto, o mais provável é que a caça e contato com humanos tenha sido a causa.

Dodô

a98_Dodo

Extinto desde o século XVII, esse pássaro que não consegue voar vivia em Mauritius, e é um exemplo genérico das espécies de ave antigas. Apesar de ser um parente distante das pombas, tinha mais de um metro de altura. Seu desaparecimento foi um dos primeiros a acontecer durante a história moderna, acompanhado pelo homem, o que gerou os provérbios "morto como um dodô" ou "no caminho do dodô", que significam ser extinto, desaparecer.

Leão das cavernas

a98_cavelion

Esses gigantes foram extintos há mais ou menos 2 mil anos, e são também conhecidos como "leão da caverna europeu" ou "da Eurásia", sendo os maiores leões já encontrados. Um deles, encontrado em 1985, tinha 1.2 metros de altura e 2 de comprimento, sem contar o rabo. Por isso, era provavelmente 10% maior que os leões atuais.

Tigre cáspio

a98_caspian

Extinto em 1970, essa era a terceira maior espécie de tigres no mundo, e existia no Iraque, Irã, Afeganistão, Turquia, Mongólia, Cazaquistão e outras localidades árabes. Sendo alongado e tinha uma "barba" nas laterais do rosto característica, em semelhança aos linces. Os machos tinham até 240 kg, e as fêmeas até 135 kg. Apesar disso, raras aparições ainda são relatadas.

E, da mesma forma que você lê essa matéria hoje, pode ser que seus filhos e netos só conheçam animais como o tigre e o rinoceronte através de fotos.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+