O pensamento e o pensar são, respectivamente, uma maneira de processo mental ou faculdade do sistema mental. Os pensamentos são fundamentais no processo de aprendizagem e também são construtores e construtivos do conhecimento, além de também serem o principal veículo do processo de conscientização.
Mesmo com essa importância, um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) mostrou que o pensamento é 5 milhões de vezes mais lento do que uma conexão Wi-Fi.
De acordo com o estudo, o pensamento é processado a 10 bits por segundo, o que é extremamente menor do que a dos sistemas sensoriais, que operam na casa dos bilhões de bits por segundo. Além disso, o pensamento é ainda mais lento quando comparado à conexão Wi-Fi, que faz o processamento em aproximadamente 50 milhões de bits por segundo.
A conclusão foi feita tendo como base análises de atividades como leitura, escrita e resolução de problemas. Mesmo que os neurônios individuais conseguissem transmitir mais de 10 bits por segundo, o pensamento humano global age de uma maneira sequencial e em um ritmo bem mais lento. Isso acontece, em parte, por conta da evolução do cérebro humano, indo aos primeiros sistemas nervosos de organismos primitivos.
Por mais que a velocidade cognitiva humana pareça limitada, ela reflete a natureza sequencial do pensamento. Ao contrário dos sistemas sensoriais, que processam várias informações ao mesmo tempo, a mente só consegue se concentrar em uma ideia por vez.
Isso pode ter relação com a evolução. Até porque, os ancestrais usavam o cérebro para navegação, para buscar comida ou fugir de predadores. Assim, o pensamento humano pode ser entendido como uma forma de “navegação” por conceitos abstratos. Ele se move de forma lenta, mas tendo um propósito e direção.
E o pensamento ser mais lento que a conexão Wi-Fi pode ser um obstáculo para tecnologias como interfaces diretas entre cérebro e computador. Até porque, por mais que essas tecnologias se tornem uma realidade, ela ainda será restringida pela velocidade do cérebro humano.
Contudo, por mais que o pensamento pareça “glacial” quando comparado a uma conexão Wi-Fi, na realidade ele é uma ferramenta ajustada para as demandas do meio.
Fonte: IGN
Imagens: MSN