Esses são 12 fatos científicos mais surpreendentes que aprendemos em 2018 até agora

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/04/18 às 18h48

O homem é curioso e está sempre estudando as coisas para adquirir cada vez mais conhecimento. As descobertas científicas são importantes para a nossa vida, para o nosso conhecimento. É a partir delas que é feito o desenvolvimento de tecnologias, de cura ou prevenção de doenças para a coletividade, por exemplo. Mas também aprendemos sobre o espaço, sobre nossa origem e até lugares novos.

Pois bem, a cada ano que passa o homem faz muitas descobertas, algumas mais relevantes que as outras. Mas você sabe o que o homem já aprendeu apenas no ano de 2018? Pois bem, trouxemos uma lista com 12 desses fatos científicos, confiram:

1 - Bitcoin

O Bitcoin está em uma posição legal precária depois que descobriram links para pornografia infantil escondidos dentro do código blockchain. Sendo assim, o futuro dessa criptomoeda está em jogo.

2 - Cavernas subaquáticas no México

Encontraram o maior sistema de cavernas subaquáticas no México. Abrangendo incríveis 347 quilômetros, o lugar está repleto de tesouros maias escondidos. Nossa matéria mostra um pouco dos segredos dessa caverna subaquática.

3 - Aves criminosas

As aves de rapina na Austrália deliberadamente iniciam incêndios florestais. Esse fato é há muito tempo observado por indígenas, mas só foi confirmado pela ciência em janeiro de 2018.

4 - Milho geneticamente modificado

Uma revisão de 6 mil estudos ao longo de duas décadas nos deu um veredicto sobre os impactos do milho geneticamente modificado na nossa saúde. A boa notícia é que ele não é tão ruim assim para nós.

5 - Planetas fora da nossa galáxia

Pesquisadores usaram uma técnica conhecida como mocrolete gravitacional para detectar planetas extragaláticos. Tais planetas variam em massas tão pequenas quanto a Lua até o tamanho de Júpiter em uma galáxia a 3,8 bilhões de anos-luz de distância.

6 -Peste negra

Estávamos errados o tempo todo pensando que os ratos espalharam a peste negra no século XIV. Na verdade, a ciência mostrou que eram os piolhos e as pulgas que mais espalharam as doenças.

7 - O Buraco negro é mais bizarro do que imaginávamos

Buracos negros são mais estranhos do que pensávamos. Além deles 'cuspirem' a matéria, eles podem fazer isso duas vezes. Pela primeira vez astrônomos observaram que um buraco negro engole uma estrela e depois expele dois jatos gigantes de partículas.

8 - Álcool e a relação com câncer

Agora existem "evidências muito fortes" de que o álcool pode danificar diretamente o DNA em células-tronco cruciais, o que poderia explicar a ligação entre beber e aumentar o risco de câncer.

9 - Humanos antigos tinham relações sexuais com outras espécies

Os humanos antigos eram super promíscuos. Eles não tiveram apenas sexo com os neandertais, mas novas pesquisas mostraram que eles também criaram uma misteriosa espécie humana chamada Denisova.

10 - Massa negativa

Cientistas estão tentando gerar uma 'massa negativa' em um laboratório. Uma equipe de físicos diz que eles construíram um dispositivo capaz de gerar partículas misteriosas conhecidas como "polaritons" que se comportam como se tivessem massa negativa.

11 - Quarta dimensão

Foi nesse ano que experimentos mostraram os efeitos de uma quarta dimensão espacial.

12 - Alinhamento das pirâmides do Egito

No Egito, um cientista acha que descobriu o segredo para o perfeito alinhamento das pirâmides. Simplesmente usando sombras que caem no equinócio de outono, o pesquisador mostrou que os antigos egípcios teriam sido capazes de alinhar as pirâmides quase perfeitamente ao longo dos pontos cardeais norte, sul, leste e oeste.

E aí, quais dessas descobertas você achou a mais incrível? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+