• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esta planta pode causar queimaduras de terceiro grau e está se espalhando

POR Isabela Ferreira    EM Natureza      18/06/18 às 19h19

Imagine uma invasão em nosso planeta, mas nada de zumbis ou alienígenas, mas sim plantas mortais que podem sobreviver em qualquer lugar em que suas sementes caem, deixando queimaduras graves em qualquer desavisado que ouse lhes tocar. E aí? Parece história de filme, não é mesmo? Bastaria dar uma boa adaptada no roteiro e daí poderia nascer uma grande produção. Bem, por incrível que pareça não existe nenhuma ficção em tal contexto.

De acordo com recentes divulgações, essas plantas realmente existem e não são novas entre nós. Chamadas de Giant Hogweed , algo como "Porco Daninho Gigante", são enormes e completamente tóxicas. Como se não bastasse, ainda podem sobreviver em praticamente qualquer lugar em que suas sementes sejam espalhadas, criando raízes e se alastrando.

Origem da planta

Hogweed é considerada uma erva daninha bastante nociva em pelo menos oito estados americanos. Já fazia algum tempo que não era mais vista. No entanto, foi encontrada no estado norte americano da Virgínia, pela primeira vez. Segundo informações do Herbário Massey na Universidade de Virgínia Tech, no condado de Clarke foram avistadas pelo menos 30 dessas plantas. Os moradores estão sendo alertados para tomarem cuidado.

Tem origem na região do Cáucaso e parece ser bastante inofensiva. Pode crescer até 4 metros de altura, espalhando suas folhas e produzindo flores brancas que adquirem o formato de um guarda-chuva aberto. Entretanto, é capaz de provocar queimaduras de até terceiro grau na pele de quem ousar tocar em seus galhos e folhas. Isso ocorre porque a planta produz uma seiva que irrita a pele humana... Causando o que pode ser chamado de fototoxicidade - danos agressivos ocasionados através da exposição à luz solar e raios UV.

Durante o século 19, a Grã-Bretanha chegou a cometer o terrível erro de adotar essas plantas como decoração de jardim. Pouco mais tarde elas chegaram também à América do Norte. Desde então vem se tornando uma verdadeira praga que constantemente aparece. Uma vez que elas infestam é muito difícil parar sua disseminação, uma vez que suas sementes caem e podem ficar no solo durante anos.

Controle

Segundo o Departamento de Conservação Ambiental de Nova York (NYDEC): "Em alguns casos, uma infestação de Hogweed Gigante é melhor controlada usando vários métodos diferentes em combinação ou em sucessão."

Tais métodos podem incluir o corte de suas raízes, a remoção das cabeças das sementes e até mesmo o uso de herbicidas. E é claro, sempre que há contato com essas plantas perigosíssimas, é preciso usas os equipamentos adequados para evitar queimaduras, já que elas podem provocar também dores intensas e cicatrizes para o resto da vida.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!




Matérias selecionadas especialmente para você

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+