• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Este site contém tudo o que já foi escrito pela humanidade

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      28/05/15 às 11h14

Imagine poder encontrar em um único site quase tudo o que foi escrito pela humanidade. É exatamente isso que o site  libraryofbabel.info propõe. A "biblioteca de Babel" é um projeto de uma livraria universal onde fosse possível acessar as obras literárias escritas pela humanidade. O criador dessa ideia foi o escritor e programador informático norte-americano Jonathan Basile.

Basile se inspirou na obra "A biblioteca de Babel" criada por Jorge Luis Borges. A história fala de uma realidade em que o mundo é constituído por uma biblioteca gigantesca que abriga uma infinidade de livros. O narrador, um dos muitos bibliotecários, supõe que os volumes da biblioteca contêm todas as possibilidades da realidade.

Alguns dos livros não fazem o menor sentido e estão numa língua  desconhecida. Outros são meras repetições de uma mesma palavra. No enredo, busca-se incessantemente alguém que saiba decifrar as mensagens contidas nos misteriosos volumes. O tradutor seria o correspondente a um "deus". Entre as várias interpretações possíveis do conto de Jorge Luis Borges, uma se trata de uma grande metáfora em que mundo e literatura se confundem.

O site

2

Jonathan passou a aprender programação para tornar real a obra de Borges: a incrível biblioteca universal de Babel. No site existe um número gigantesco de galerias hexagonais que possuem livros com características bem específicas: todos os livros do site tem 22 letras, o ponto, a vírgula e o espaço; totalizando 25 símbolos ortográficos. Os livros têm 410 páginas com 40 linhas e 80 posições cada.

Desafio

3

O autor refez o seu algoritmo para que ele criasse a página do livro automaticamente a partir de códigos que representam a posição do hexágono que contém o trecho. Na primeira versão da biblioteca, o site gerava arquivos de texto aleatórios e exibia para o usuário. Após isso ele criou o novo algoritmo que facilitou busca dos arquivo além da armazenagem de tantas obras codificadas.

Gostou? Confira Também: 

Descubra os livros que já foram proibidos pela igreja

Conheça 5 dos livros mais malditos e perigosos de toda a história

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+