Ciência e Tecnologia

Estudos indicam o quanto um chefe ruim pode trazer problemas para sua saúde

0

Ter um bom ambiente de trabalho é fundamental tanto para a produção quanto para a saúde mental das pessoas. O clima do ambiente de trabalho é um dos fatores mais importantes para o sucesso dos profissionais e da empresa. Já quando estamos em um ambiente desagradável, as coisas mudam completamente. Isso também inclui quando temos um chefe, digamos assim, carrasco.

O fato é que ter uma pessoa desagradável pode trazer sérios problemas para a saúde de uma pessoa. Para vocês terem uma ideia, segundo uma análise que compilou mais de 200 estudos sobre ambientes de trabalho por uma equipe das universidades de Harvard Business School e de Stanford, publicado no jornal Behavioral Science & Policy Association, o estresse no trabalho é tão prejudicial quanto ser fumante passivo.

Parece assustador, né!? E é mesmo. Por isso resolvemos trazer para os nossos leitores os problemas que são consequências de ter um chefe ruim.

As consequências de ter um chefe desagradável

Essa comparação com o fumante passivo foi feita pelo fato de que esses tipos de ambientes de trabalho oferecerem pouco suporte à saúde das pessoas ou incentivos para que ocorram interações sociais entre os membros. Isso pode gerar um grande desgaste do organismo que já está comprometido pelo estresse.

Outra pesquisa feita pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos afirma que a maior causa do estresse gerado pelo trabalho está relacionado ao comportamento dos seus superiores. Cerca de 75% dos norte americanos acreditam que ter um chefe ruim é o que causa o estresse.

Agora vamos falar de uma doença séria que pode ser causada por causa de um chefe ruim. Segundo uma pesquisa da Universidade de Manchester, um chefe abusivo pode causar o desenvolvimento de quadros de depressão para o funcionário que é vítima dos abusos.

Características de um chefe abusivo

Se aprendemos algo com o nosso chefe, consequentemente ele é nossa inspiração, certo? Porém, quando uma pessoa que é o líder não corresponde às nossas expectativas e deixa os funcionários praticamente loucos, provavelmente ele não é uma inspiração. Bom, mas uma das características mais fortes de um chefe ruim é a tirania.Tudo bem que todos têm seus dias ruins, mas isso não quer dizer que eles podem descontar tudo nos funcionários. Em situações como essa é normal que o funcionário fique “com um pé atrás” por medo da reação do seu superior “explodir”.

Já quando falamos de elogios, eles são muito importantes para o desenvolvimento de um funcionário em uma empresa. São as avaliações que dão uma direção para os funcionários no que eles devem mudar. Porém, muitos chefes só fazem críticas negativas e desmotivadoras, afetando diretamente na produção e saúde mental dos funcionários.

Agora queremos saber se vocês já passaram pela situação de ter um péssimo chefe. Então por favor deixe seu relato aqui embaixo caso isso já tenha acontecido com você.

A assustadora história de Lycaon, o rei que deu o nome licantropia

Matéria anterior

Encontraram uma ‘história em quadrinhos’ de quase 2 mil anos na Jordânia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar