Curiosidades

Existe um planeta escondido em nosso sistema solar? Astrônomos se aproximam da verdade

0

sistema solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que existiam mais de oito planetas. E, erroneamente, classificaram asteroides como planetas. Contudo, a ideia de que existe um planeta escondido em nosso sistema solar existe há tempos.

Nesse ponto, Mike Brown, o homem que provou que Plutão não era planeta, pode fazer com que nossos sistema solar volte a ter nove planetas. Isso porque juntamente com outros cientistas, ele descobriu um mundo totalmente novo.

Para que um corpo astral sejam considerado um planeta ele tem que dominar a própria órbita e retirar objetos dela. E há algumas décadas já é pensado que perto de Plutão existe um corpo que preenche esses requisitos por conta do comportamento de outras coisas no universo.

Planeta escondido no sistema solar

Jornal do Brasil

Contudo, por conta da distância e do tamanho da órbita é difícil rastrear de forma precisa objetos tão longe assim, além de ser ainda mais difícil de vê-los. No entanto, por mais que esse planeta escondido não seja visível, as chances é de que ele realmente exista.

“Se encontrarmos outro planeta, seria realmente algo grande. Poderia remodelar completamente nossa compreensão do sistema solar e de outros sistemas planetários e como nos encaixamos nesse contexto. É realmente emocionante, há muito potencial para aprender muito sobre o universo”, disse Malena Rice, professora assistente de astronomia na Universidade de Yale.

Claro que assim como quase tudo na ciência, a existência desse planeta escondido tem argumentos contrários e cientistas que não acreditam que ele realmente exista.

“Definitivamente, há céticos sobre o Planeta Nove — é um tópico meio controverso. Algumas pessoas acreditam muito apaixonadamente que existe. Algumas pessoas acreditam muito apaixonadamente que não. Há muito debate tentando definir o que é e se está lá. Mas essa é a marca registrada de um tópico realmente interessante, porque, do contrário, as pessoas não teriam opiniões acaloradas sobre ele”, disse Rice.

Essa dúvida deve acabar em breve com o lançamento de um telescópio que ficará pronto no fim de 2025. Através deles deve ser possível não somente viajar para os confins da Via Láctea, como também ficar online de vez em quando.

Fonte: IG

Imagens: Jornal do Brasil 

O Saara está ficando mais verde — e esse é um problema para o clima

Artigo anterior

Cientistas japoneses criam novo tipo de vida: híbrido entre planta e animal

Próximo artigo