Fascinante! Conheça 10 dos mais incríveis castelos do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      28/10/14 às 13h55

Embora essa seja uma realidade de muito, muito tempo atrás, a verdade é que houve uma parte da história recheada de castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas, como hoje são narrados nos contos de fadas. Aliás, vendo as construções que ficaram desses períodos, parece mesmo que tudo era fascinante e até mágico de certa forma... pelo menos para quem era rico ou pertencia à nobreza.

Hoje em dia, mesmo que a monarquia ainda exista em alguns países, sabemos que nada é tão glamouroso mais. O que nos resta, claro, é admirar o que sobrou dessa época "dourada" que não volta mais e, no máximo, visitar essas construções seculares para tentar imaginar como era o dia-a-dia das pessoas que ali viviam. (Clique aqui para ler também: Os verdadeiros finais dos contos de fadas).

Para inspirar você a sonhar com esses tempos de pompa e, quem sabe, acabar estimulando uma uma viagem diferente, separamos abaixo alguns dos mais luxuosos e antigos castelos do mundo. Confira, em nossa lista 10 dessas construções magníficas e repletas de histórias:

10. Palácio de Potala

1

No alto do monte Marpo Ri, a mais de 170 metros de altura, está o Palácio de Potala, a maior estrutura monumental do Tibet. Ele começou a ser construído por volta do ano 637. Ele é uma das construções mais antigas ainda de pé no país e não foi danificada durante a revolta chinesa contra o Tibet, em 1959.

9. Mont Saint-Michel

2

Todo esse castelo ocupa uma ilhota na costa da Normandia perda da Grã-Bretanha, que fica quase totalmente separada do continente. Aliás, há apenas uma ponte estreita, construída em 1880, que preserva essa ligação quase inexistente do antigo mosteiro com a terra firme. Hoje em dia o local recebe mais de 4 milhões de visitantes todos os anos.

8. Castelo Predjamski

3

Esse é o única castelo do mundo integrado a uma caverna. Ele fica na Eslovênia e foi construído por volta do século 13. Aliás, seu nome na língua local, Predjamski Grad, quer dizer literalmente "castelo na frente da caverna".

7. Castelo Neuschwanstein

4

Nos alpes da Baviera, na Alemanha, esse castelo já inspirou o conto de fadas da Bela Adormecida. O mais interessante dessa construção é que, apesar de se tratar de uma obra do século 19, ela abriga inúmeras inovações tecnológicas, como água corrente em todos os andares e banheiros equipados com descargas automáticas.

6. Palácio Matsumoto

5

Construído em uma planície, ao contrário dos outros vistos até agora, esse castelo traz o que há de mais tradicional na arquitetura japonesa do passado. Dizem que ele foi construído por volta do século 17.

5. Castelo Hunyad

6

Construído na Romênia, esse castelo fazia parte do principado da Transilvânia e acredita-se ser o local onde Vlad III, o personagem histórico que inspirou o Drácula (da literatura); foi mantido preso por 7 anos, após ser deposto em 1942. Embora tenha sido construído em estilo gótico, é possível perceber ainda elementos barrocos e renascentistas em sua arquitetura.

4. Castelo Malbork

7

Construído na Prússia, esse é conhecido como o "Castelo de Maria", já que foi erguido por uma ordem religiosa. Aliás, esse é o maior castelo gótico de tijolos de todo o mundo e é também considerado um exemplo clássico de fortaleza medieval.

3. Palácio da Pena

8

O mais antigo castelo inspirado pelo romantismo europeu, o Palácio Nacional da Pena, em Portugal, está no topo de uma colina acima da cidade de Sintra. Sua primeira etapa de construção foi durante o século 15, mas acabou sendo reconstruído mais tarde e doado a um mosteiro. Mas, em meados do século 18, um terremoto acabou destruindo a maior parte do palácio, até que foi reerguido pelo príncipe Fernando, em 1838.

2. Castelo Löwenburg

9

Próximo de Kassel, na Alemanha, o "castelo do leão" está construído no parque Wilhelmshöhe. A construção do palácio aconteceu durante 8 longos anos, entre 1793 e 1801. Seu projeto foi administrado por Landgrave Wilhelm IX de Hessen Kassel, considerado o Walt Disney do século 18. Hoje estudiosos consideram Löwenburg como um dos edifícios mais importantes de seu gênero, além de ser um dos primeiros grandes edifícios neo-góticos na Alemanha.

1. Castelo de Praga

10

Um dos maiores castelos existentes e, de acordo com o Guinness Book, o maior castelo do mundo antigo, essa construção fica em Praga e tem cerca de 570 metros de comprimento e 130 metros de largura. Esse era o lugar onde os reis checos e os presidentes da Checoslováquia e da República Checa tiveram seus escritórios.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+