Fatos desconhecidos sobre goma de mascar (ou chiclete)

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      02/01/15 às 17h38

Chiclete é um negócio bem estranho, se pararmos pra pensar. Afinal, por que diabos mascamos borracha, e, antigamente, pior ainda, seiva de árvores (há fósseis de "chicletes" de seiva com mais de 5 mil anos)?

Há quem diga que engolir chicletes é mortal, que o hábito é melhor que escovar os dentes, que fortalece a mandíbula, mas o que é verdade e o que é mito quando esse é o assunto? Pra te ensinar algumas coisas bizarras e entender mais sobre as lendas que revolvem a guloseima, abaixo alguns fatos desconhecidos sobre goma de mascar:

Crime

a99168_gum

Mascar chiclete em Singapura não é apenas um hábito odiado, mas também um crime. Ou ao menos era, até 2004, depois de ter vigorado como lei por 12 anos. Entretanto, cuspir o chiclete na rua ainda pode render uma multa, então fique esperto.

Mais crime

Dwayne Gratz

Dwayne Gratz foi preso por um crime bem estranho: tentar pagar por produtos com goma de mascar, algo que ele fez numa viagem à Miami, notavelmente bêbado, e lhe rendeu algumas noites no xilindró por desordem e má conduta em público.

Ainda mais crime

a99168_20111011DSC02180

Se você fosse um ladrão, qual seria seu principal alvo? Joias? Ouro? Carros? Bom, para alguns garotos ingleses, 2012 era o ano do roubo ao chiclete, e não era pouco: já chegaram a roubar 1000 Libras (aprox. R$ 3 mil)  apenas do produto, para usá-lo como moeda de troca na Romênia, onde ele é dado de troco por comerciantes locais, mais ou menos como as nossas famigeradas "balinhas".

E até morte

a99168_shadow bubble

Em dezembro de 2009, um estudante de química ucraniano, com apenas 25 anos, morreu depois do que seus parentes e pais descrevem como "um pop bastante alto". Quando foram ao quarto, o garoto estava com o rosto desfigurado e a mandíbula deslocada, numa visão infernal que foi decorrente da mistura de chiclete com uma substância desconhecida.

Os pais observaram que o garoto tinha o hábito de por goma de mascar em ácido cítrico, o que levou os pesquisadores a acreditar que ele por acaso errou na substância e acabou colocando algo um tanto mais explosivo na receita. Desnecessário dizer, mas não tentem isso em casa.

O chiclete mais caro do mundo

a99168_article-0-1C02983B00000578-190_634x808

Enquanto isso tudo acontecia, um homem comprou um pedaço de chiclete, supostamente mascado por Britney Spears, por nada menos que a bagatela de U$ 14 mil. Mais tarde foi descoberto que os lances foram dados e acumulados por uma mesma pessoa, que fez isso tudo por um chiclete que não tinha nem certificado de autenticidade.

Gumulon

a99168_stride-gumulon_campaigns_hr

Nesse estranho jogo de 2013, você controla uma bola gosmenta e verde com nada menos que os seus movimentos de mandíbula! Tudo isso para fugir de um gigantesco inimigo que quer por tudo mascar Gumulon enquanto ele foge por uma caverna, tão rápido e eficaz quanto você conseguir mastigar.

Nos ares

a99168_PT-AP362_BRLede_G_20100723192015

Em 1927, Charles Lindbergh foi o primeiro homem a voar sozinho e sem paradas de NY à Paris, em seu avião Spirit of St. Louis. E, claro, isso não foi fácil, já que ele mal podia dormir e ficou 15 horas sem comunicação com o resto do mundo.

Mas o chiclete entra aqui como uma gambiarra do futuro: a bússola de seu avião ficava num lugar ruim para sua visão, e, para resolver o problema, ele colou um espelho com chiclete no painel do avião, fazendo a viagem de 33 horas um pouco mais confortável e possível graças ao chiclete.

O general mascador

a99168_santanna5

O general mexicano Antonio de Lopez de Santa Anna liderou o ataque ao Álamo, mas também ficou famoso por mascar chiclete quando preso, algo que o relaxava. Não tendo sido executado, foi exilado em NY e lá continuou mascando o doce. Só que, numa dessas jogadas do destino, ele acabou mascando na frente de ninguém menos que Thomas Adams, que, pelo nome, você talvez já saiba quem é.

Se não sabe, aqui a história: Adams tentou usar o chiclete como substituto para borracha, mas a ideia falhou, o homem terminou com um deposito cheio da goma. Depois de testar muito, acabou misturando a substância com água quente e vendendo-a, sem sabor, para drogarias locais. O produto logo virou um sucesso, e hoje a Adams é uma das maiores empresas de chiclete do mundo.

O Abutre

a99168_gyll-mnn

Se você assistiu ao filme "O Abutre", ou Nightcrawler, com certeza percebeu como Jake Gyllenhaal estava mais cadavérico e velho. O truque foi perder 13 kg, algo que ele conseguiu vivendo de nada além de goma de mascar e chá. E você achando que ser ator era fácil.

Chiclete de guerra

a99168_pentagon-working-combat-chewing-gum.si

Até o Pentágono leva chicletes a sério, já que está desenvolvendo o Combat Gum, que é feito para matar bactérias, vírus e evitar problemas dentais. Não, ele não faz nada além disso, mas espere mais uns 15 anos e alguém vai sintetizar a goma explosiva do rapaz ucraniano numa versão 007, com certeza.

 

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+