A fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, é possível manter vivas, fisicamente, algumas memórias por vários e vários anos. Por conta dela hoje compreendemos melhor o passado e podemos revisitar momentos importantes da história ao olhar uma imagem.
Desde a sua invenção, os clicks não param, mas não são todos que alcançam o status de fama ou importância. Uma forma de decisão são os concursos de fotos, como o Brasília Photo Show, considerado o maior festival de fotografia da América Latina..
Nessa 10ª edição, o 1º lugar na categoria Astro Night Sky é da fotografia noturna do céu das Cataratas do Iguaçu, que tem sua margem brasileira em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O registro da Constelação Ema foi feito, em junho de 2024, por Rodrigo Guerra, do projeto Cosmos Iguassu.
G1
“Além da beleza do céu estrelado, a foto, também, capturou um fenômeno raro e fascinante: o arco-íris lunar, formado pela reflexo da luz da lua nas gotículas de água das quedas”, afirmou o projeto em um post nas redes sociais.
De acordo com os guaranis, a Constelação Ema aparece no outono e no inverno no Hemisfério Sul, simbolizando o tempo velho, época de frio e escassez. Vencer um concurso tão importante é algo extraordinário, mas Rodrigo já teve outras experiências tão grandiosas quanto. Conforme ele, a NASA já publicou três fotografias feitas por ele.
Com relação ao registro dessa constelação, ele falou a respeito das dificuldades de se fotografá-la. “A possibilidade de mostrar as Cataratas nessa composição, foi um desafio e tanto porque não é fácil fotografar por causa do vento e da força da água, é um desafio enorme porque embaça a lente e uma série de coisas que eu não tinha ideia. Ter tido a chance de fazer um foto lá e ter esse reconhecimento do prêmio, para mim foi algo muito bacana. […] Quando a gente recebe reconhecimento assim é gratificante”, disse.
Na primeira fase do Brasília Photo Show, 10 mil imagens foram aprovadas. De todas, 400 receberam prêmios e serão expostas no Museu de Arte de Brasília (MAB).
Fonte: G1
Imagens: G1