Ciência e Tecnologia

Fugindo da lentidão: por que restaurar seu computador regularmente

0

Um computador lento certamente é um problema nos dias de hoje. Afinal, essa ferramenta deixou de ser um item de entretenimento e se tornou instrumento de trabalho, estudos e comunicação. Na prática, a maioria das pessoas concentra suas rotinas e necessidades neste equipamento moderno.

Por isso, ter um aparelho que não funciona corretamente pode ser um empecilho. Nesse caso, existe uma recomendação eficiente, mas surpreendente para a maioria dos usuários – a restauração de fábrica.

Muitas pessoas acreditam que essa opção é apenas a última alternativa para quando o aparelho não está mais funcional, ou com demasiado travamento. Além disso, a restauração pode ser assustadora, por comprometer e apagar os arquivos do disco rígido.

No entanto, problemas de lentidão já podem ser facilmente corrigidos com as novas redefinições dos padrões de fábrica. Foi-se o tempo em que essa opção era associada apenas a uma limpeza completa. Hoje, com versões mais modernas, os sistemas disponibilizam alternativas simples que eliminam arquivos desnecessários.

Via Freepik

Eles podem estar sobrecarregando o sistema operacional, e a redefinição traz as configurações de fábrica, enquanto mantém os arquivos mais importantes seguros no seu dispositivo de armazenamento.

A opção está disponível em todos os dispositivos com versões mais atualizadas de Windows e Mac. Para quem tem dúvidas, as orientações estão publicadas para consulta nos sites de suporte da Microsoft e Apple.

Como restaurar o sistema e corrigir um computador lento?

Se você verificar que seu computador está lento e que precisa de uma redefinição de fábrica sem prejudicar os documentos e programas mais importantes, basta localizar as alternativas no seu menu.

Para Windows, basta ir em “Configurações” e selecionar “Alterar configurações do computador”. Essa alternativa permite trocar as alternativas de “Atualização e recuperação” e “Recuperação”. É dessa forma que você poderá cuidar dos seus arquivos posteriormente.

O menu pode mudar de acordo com cada sistema, mas os computadores mais modernos acompanham as versões 10 ou 11, que já disponibilizam os acessos para o usuário no mesmo caminho.

Depois de confirmar essa mudança, siga as instruções de restauração do sistema. Lembre-se de definir a opção mais simples, que mantém os arquivos intactos. Mas para prevenir, tenha um backup das coisas mais importantes, se selecionar a remoção de todos os documentos por engano.

O computador lento irá voltar com seu padrão de fábrica, eliminando sobrecargas como programas residuais e arquivos desnecessários guardados no disco. Além disso, é possível eliminar softwares inúteis e aumentar a velocidade do sistema principal.

Em seguida, confira se todos os documentos estão em ordem conforme selecionado, ou siga os passos de recuperação se identificar alguma inconsistência.

Redefinição no Mac

Via Freepik

Enquanto isso, se o seu computador lento é da Apple, os passos para a restauração de fábrica no Mac são um pouco diferentes, mas igualmente eficientes.

Pressione as teclas “Command“, “R” e o botão Power simultaneamente para abrir o menu especial de restauração. Em seguida, selecione o idioma que deseja prosseguir e entre no menu “Utilitário de Disco”.

Esse caminho irá permitir selecionar o disco de inicialização. Ou seja, qual a repartição que você deseja limpar. Existe a possibilidade de separar seus arquivos em mais de um disco rígido, protegendo os documentos e programas importantes do que pode ser limpo.

Por fim, defina o nome para o seu disco e selecione MacOS Extended (Journaled) no menu. Clique em apagar e aguarde o processo se encerrar para seguir as demais opções exibidas na tela. Ao reiniciar, confirme se as divisões ainda possuem os arquivos que você selecionou e volte a utilizar.

Um computador lento pode ser resultado de diversos fatores, como tempo de uso, arquivos e instalações, ou mesmo algum problema de incompatibilidade. Seguindo esse procedimento, é possível excluir os resíduos em larga escala, de forma simples e que recupera a velocidade do seu equipamento.

 

Fonte: UOL

Imagens: Freepik, Freepik

Essas são as Profissões do Futuro

Artigo anterior

Super-pele: cuidados e curiosidades sobre o mundo do skincare

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido