Fatos NerdNotíciasSéries e Sagas

Game of Thrones – HBO é hackeada e usuário ameaça soltar os próximos episódios

0

Nem mesmo a toda poderosa HBO está livre de ataques cibernéticos. De acordo com o site Entertainment Weekly, na noite de ontem (30/07) vários jornalistas de Hollywood receberam emails de um usuário anônimo alegando que havia hackeado o sistema da emissora e roubado parte de sua programação de conteúdos originais, entre os quais se encontram episódios das séries Room 104, Ballers (série com Dwaney “The Rock” Johnson) e Game of Thrones que, segundo informações, já teve o roteiro do próximo episódio vazado online.

Em nota oficial de esclarecimento, a HBO confirma o ataque e o rouba de propriedade intelectual. “Nós imediatamente começamos a investigar o incidente e estamos trabalhando com força policial e com outras agências cibernéticas. A proteção de dados é alta prioridade dentro da HBO e nós lavamos a sério nossa responsabilidade de proteger os dados que temos”, esclarece a nota.

Os hackers alegam ter obtido cerca de 1.5 terabytes em dados da emissora. As séries Ballers e Room 104 já tiveram episódios vazados. Com Game of Thrones, além do roteiro do próximo episódio ter sido divulgado, os criminosos prometem que “mais está por vim”. No entanto, a HBO não revelou de fato todos os títulos que foram alvos e nem o que exatamente foi roubado. Nesta manhã (31/07), Richard Plepler, presidente e CEO da empresa, enviou um email aos seus funcionários os alertando para a brecha de segurança:

“Como a maioria de vocês já deve saber, houve um incidente cibernético na nossa empresa que resultou no roubo de dados, incluindo parte de nossa programação. Qualquer invasão dessa natureza é obviamente disruptivo, perturbador e inquietante para todos nós. Eu posso lhes garantir que a nossa liderança sênior e nosso extraordinário time de tecnologia, junto com profissionais externos, estão trabalhando continuamente para proteger o nosso interesse coletivo. Os esforços nos mais diversos departamentos não têm sido nada menos que heroicos. É um exemplo de trabalho em equipe da HBO. O problema em questão, entretanto, é bastante familiar no mundo em que vivemos. Assim como tem sido com todo desafio que encontramos até aqui, eu não tenho qualquer dúvida que vamos navegar através dessa tormenta com sucesso.”

Casos antecedentes

Esse ano ainda, empresas como Netflix e Sony Pictures enfrentaram um problema bem semelhante. Em abril, o canal de streaming teve seu sistema invadido e alguns episódios de Orange is the New Black foram vazados online bem antes de sua estreia oficial. Já em maio, um hacker alegar ter roubado Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, no entanto, o chefão da Disney, Bob Iger, disse que tudo não passou de um engano.

De qualquer forma, esses tipos de crime tem acontecido com muito mais frequência. A própria HBO já revelou que há anos luta contra ataques cibernéticos para manter protegido todos os segredos de Game of Thrones. A diferença dessa vez entre os casos que é que, enquanto os hackers pediram uma espécie de “resgate” (em bitcoins, moeda digital) pelo conteúdo roubado da Netflix, até o momento, nada foi exigido a fim de não vazarem os conteúdos online.

Supernatural – Importante personagem voltará à série no crossover com Scooby-Doo

Matéria anterior

Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo produzirá uma nova série sobrenatural

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar