Curiosidades

Gases de efeito estufa atingem novo pico antes da COP26

0

Com o passar dos anos, a temperatura média de todo o mundo tem sofrido altas terríveis. O aquecimento global é um dos principais culpados pela alta. Todos os anos, vemos notícias sobre as ondas de calor que atingem todo o globo. As temperaturas elevadas têm afetado a vida de todos e, em casos graves, levam inclusive à morte.

Infelizmente essa situação parece estar piorando. De acordo com as Nações Unidas, as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram níveis recordes no ano passado. Além disso, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson admitiu estar “muito preocupado” com o fracasso da cúpula da COP26.

O relatório da ONU sobre o aumento do aquecimento global chegou no momento em que o primeiro-ministro Johnson, o anfitrião da COP26, disse que estava “muito, muito longe de ser claro se obteremos o progresso de que precisamos”.

“Estou muito preocupado porque pode dar errado. É preciso tocar e ir”, disse ele.

Mudanças

Mesmo assim, ele parecia estar esperançoso de que um acordo possa ser feito nas negociações climáticas de 12 dias com o objetivo de diminuir as emissões de carbono e também limitar os aumentos futuros de temperatura.

“Queremos que as nossas indústrias pesadas, como a mineração, permaneçam abertas, competitivas e se adaptem, para que continuem viáveis enquanto a demanda global existir, disse o primeiro-ministro da Austrália, o conservador Scott Morrison.

A COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, acontecerá em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU, o aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa teria como resultado condições climáticas mais extremas e impactos abrangentes sobre o meio ambiente, economia e vida humana.

Aumento

A OMM disse que a desaceleração econômica causada pela pandemia de COVID-19, resultou em uma diminuição temporária de novas emissões, mas não teve um impacto perceptível nos níveis atmosféricos de gases de efeito estufa e nas suas taxas de crescimento.

Segundo o Greenhouse Gas Bulletin, a taxa anual de aumento no ano passado ficou acima da média anual entre 2011 e 2020. E essa tendência continuou em 2021. A OMM informou que, enquanto as emissões continuarem, as temperatura globais vão subir.

“O Greenhouse Gas Bulletin contém uma mensagem científica dura para os negociadores da mudança climática na COP26. Na atual taxa de aumento das concentrações de gases de efeito estufa, veremos uma elevação da temperatura até o final deste século muito acima das metas do Acordo de Paris, de 1,5 a dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Estamos muito fora do caminho”, informou o chefe da OMM, Petteri Taalas.

“Precisamos revisitar nossos sistemas industriais, de energia e transporte e todo o modo de vida. As mudanças necessárias são economicamente acessíveis e tecnicamente possíveis. Não há tempo a perder”, concluiu.

Fonte: https://www.sciencealert.com/greenhouse-gas-levels-new-highs-while-leaders-make-more-empty-promises

Evidênicas mais antigas de rebanhos de dinossauros complexos são encontradas nesse cemitério jurássico

Artigo anterior

Sítios maias antigos revelam um projeto misterioso

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido