Mundo Animal

Gato nasce com duas cabeças e se alimenta pelas duas bocas

0

No dia 18 de julho, um gato nasceu com duas faces na província de Lampang, no norte da Tailândia. Por causa da condição, o esperado era que ele morreria em algumas horas, mas o animal permanece vivo.

O tutor, Anuwat, disse que a gata deu à luz o primeiro bebê, mas no segundo estava sofrendo, então a levou em uma clínica veterinária localizada em Hang Chat.

Os veterinários fizeram uma cesárea e, para a surpresa do rapaz de 29 anos, o filhote nasceu com duas caras. Os felinos que nascem com essa condição são conhecidos como gatos Janus, homenagem ao deus romano de duas caras.

De acordo com o Daily Mail, um lado do gatinho foi nomeado “Tung Ngern” (saco de prata) e o outro de “Tung Tong” (saco de ouro). Os dois se alimentam separadamente.

Anuwat, estava se preparando para o pior, mas após observar o animal lutando pela sua vida, acredita que ele viverá por muito tempo. Para isso, o tutor está se esforçando para mantê-los vivos.

“Eu quase não durmo desde que nasceu porque não ele consegue manter a cabeça erguida e precisa de atenção constante”, contou.


O tutor declarou que é “tanta responsabilidade quanto ter um bebê humano”. Ele até cogitou dar os gatinhos, por não saber como cuidar deles, no entanto, desistiu da ideia, porque assim como ele, outra pessoa também não saberia cuidar de um felino de duas faces.

“Mas pensando bem, ninguém nunca cuidou de um gato de duas caras antes”.

A expectativa de vida de um gato Janus é de um dia. No entanto, nascido em 1999, um gatinho cinza chamado “Frank e Louie”, de Massachusetts, Estados Unidos, viveu por 15 anos.

Por ser o gato Janus mais velho do mundo, em 2012 ele entrou para o Guinness Book

Gata dá à luz em celeiro e surpreende família com filhote de duas caras

Foto: Instagram / biscuits_andgravy

Em abril de 2022, outro gato com duas caras nasceu em Albany, Oregon, nos Estados Unidos. O filhote especial nasceu na família de Kyla King, quando a sua gata deu à luz no celeiro, e surpreendeu a todos.

O filhote necessitou de cuidados específicos, como ser amamentado por mamadeira, já que seria impossível ele conseguir se acomodar sozinho para mamar na mãe. A família inclusive contratou um veterinário para acompanhar o caso.

No entanto, apesar de todo o cuidado, Biscuits e Gravy, (que significa biscoito e molho) como haviam sido carinhosamente nomeados pela família, faleceram depois de quatro dias de vida.

“Esta foto foi tirada cerca de uma hora antes da morte de Biscuits. Kyla desistiu de 3 dias e meio de sua vida para colocar todos os seus esforços em salvá-lo. Ele nasceu sem perspectivas de vida e vivendo quase 4 dias, venceu essas probabilidades”, foi publicado na conta do Instagram que havia sido criada para o filhote.

Apesar da curta vida, o gatinho foi muito especial para a família.

“Quero agradecer muito a todos por sua bondade e amor. É uma história de vida preciosa, seja em dias ou anos, seja animal ou humano, a vida é muito preciosa e toda vida é única. Sinto-me tão abençoada por fazer parte da história de Biscuits e Gravy e como ele trouxe alegria e esperança a tantas pessoas”, declarou Kyla.

Por que eles nascem com duas cabeças?

Foto: Steven Senne/ AP

De acordo com Leslie Lyons, especialista em genética felina da Universidade de Missouri, gatos domésticos com duas caras são bastante raros.

Conforme matéria do National Geographic, os animais com essa condição não costumam viver muito tempo devido a problemas de saúde relacionados com a deformidade. 

A causa da condição ainda não é completamente compreendida, mas “sabemos que existe uma variedade de mecanismos genéticos que poderiam ser culpados pela condição”, afirma Lyons. Somente exames de DNA podem definir o motivo com certeza.

Para Lyns, o melhoramento genético de raças não estimula o surgimento de gatos de Janus. Tanto os gatos de raça quanto os vira-latas estão sujeitos a doenças genéticas.

Fonte: Amo Meu Pet, National Geographic

Casal é flagrado em ‘clima de romance’ em esgoto

Matéria anterior

Formigas desenterram fósseis de 10 mamíferos extintos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos