Golfinho solitário na costa da Dinamarca há anos foi grampeado e a “conversa” gravada é algo sem precedentes

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 3, 20241K Visualizações

Os golfinhos são um dos poucos animais não humanos que são conhecidos por suas capacidades cerebrais. Existem vários mistérios que cercam esse animal, principalmente por terem desenvolvido grandes habilidades cognitivas. Justamente por isso que eles são bem monitorados. Como no caso desse golfinho solitário na costa da Dinamarca que acabou sendo grampeado e a “conversa” que foi gravada dele é algo sem precedentes.

No caso, ele é um golfinho-roaz, ou golfinho-nariz-de-garrafa, que foi chamado de Delle pelos moradores locais. Quando tinha 17 anos, ele viajava em um local que não é comum para sua espécie e estava totalmente sozinho. Isso é uma coisa fora do comum para um golfinho que é um animal extremamente social e geralmente vive em grupos.

Por conta desse comportamento, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, os cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca estudaram esse animal isolado. Para isso eles colocaram um rastreador nele e o chamaram de Yoda.

Golfinho conversa sozinho

IGN

Como resultado, eles viram uma coisa inédita para a espécie. Eles fizeram o registro de 11 mil sons emitidos pelo animal. Dentre eles, 2.239 assobios, 5.487 tons de baixa frequência, 767 sons percussivos e 2.288 pulsos rápidos. Esses últimos normalmente são relacionados com agressão dos golfinhos.

Contudo, de acordo com os pesquisadores, no caso de Delle/Yoda, os sons pareciam ser bem mais do que simples falas. O estudo mostrou que eles poderiam ser um tipo de conversa interna do golfinho. Esse comportamento fora do comum poderia ser o reflexo de uma necessidade de interação social.

Ainda de acordo com a Universidade do Sul da Dinamarca, os pesquisadores pensam que as emissões de sons podem ser sinais emocionais involuntários, tentativas de comunicação interna ou somente um subproduto do instinto social do golfinho.

Mesmo que não se saiba 100% o significado desses sons, a persistência e diversidade mostram a importância que a interação social tem para os golfinhos. Tanto que Delle/Yoda chegou a criar três assobios diferentes que esses animais usam como se fossem “nomes” para se identificarem.

Tudo isso é extremamente interessante porque mesmo com um isolamento de 17 anos, o golfinho macho ainda emite sons complexos mesmo sem ter nenhum outro animal ou humano por perto.

Fonte: IGN

Imagens: IGN

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...