Curiosidades

Helicóptero da NASA em Marte atingiu um grande marco

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?!

As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. O planeta foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Helicóptero

Marte2, Fatos Desconhecidos

Em fevereiro, junto com o lançamento do rover Perseverance, na “barriga” dele foi o helicóptero Ingenuity. Ele tem o tamanho de uma caixa de tecido. E no sábado completou o seu décimo voo sobre o Planeta Vermelho.

Cada voo do Ingenuity foi mais ousado do que o anterior. Por isso, esse último voo feito por ele foi, provavelmente, o mais arriscado. Se tudo fosse como o planejado, o pequeno helicóptero subiria 12 metros no ar e seguiria na direção sul a sudoeste em direção a uma coleção de rochas chamadas “Raised Ridges”. Ele faria tudo isso antes de fazer um loop de volta para a zona de pouso, que ficava 94 metros a oeste do seu ponto de decolagem.

O voo deve ter durado no total cerca de dois minutos e 45 segundos. Nesse tempo, esperava-se que o helicóptero tivesse visitado 10 waypoints diferentes e tirasse fotos ao longo do caminho.

Marco

Marte1, Fatos Desconhecidos

Esse décimo voo foi um marco significativo. Isso porque o Ingenuity voou duas vezes mais do que os engenheiros da NASA planejaram originalmente. A NASA esperava que o helicóptero cairia depois do seu quarto ou quinto voo.

Contudo, o Ingenuity foi superando todas as expectativas. Até mesmo quando uma falha fez com que ele balançasse no ar durante o seu sexto voo, em maio, ele ainda conseguiu pousar com segurança.

Depois do seu quarto voo, a NASA deu uma missão secundária ao Ingenuity. Desd então, ele começou a explorar novos terrenos marcianos e testar operações que a NASA pode querer fazer com os futuros helicópteros espaciais.

Nos voos mais recentes, o Ingenuity explorou lugares não pesquisados da cratera Jezero. Uma das dificuldades que o helicóptero tem é a paisagem irregular de Marte. Já que os terrenos rochosos ou ondulados podem distorcer o seu campo de visão. Isso faz com que ele desvie na direção errada.

Missão

Marte2, Fatos Desconhecidos

Os engenheiros da NASA não disseram quando a missão do Ingenuity vai acabar. Mas ele pode continuar voando enquanto estiver vivo e isso não atrapalhar o trabalho do rover Perseverance.

Os cientistas estão curiosos a respeito de “Raised Ridges”, já que água pode ter fluído por lá. Em seu nono voo, o Ingenuity tirou fotos coloridas dos afloramentos rochosos intrigantes que o Perseverance vai poder examinar no futuro.

“Esperamos que as imagens coloridas forneçam uma visão mais próxima do ‘Pilot Pinnacle’, um local com afloramentos que alguns membros da equipe acham que podem registrar alguns dos ambientes de água mais profundos do antigo Lago Jezero”, concluíram os cientistas da NASA.

10 bebidas imortalizadas por séries ou filmes

Matéria anterior

10 temas polêmicos que foram tratados em novelas

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos