Entretenimento

10 temas polêmicos que foram tratados em novelas

0

Não é novidade para ninguém que a novela é uma das atrações preferidas dos brasileiros. Ocupamos grande parte do nosso tempo acompanhando os mais diversos tipos de histórias. Em suma, a relação entre o nosso povo e a novela é algo antigo. Visto que sua exibição começou na década de 1950. Elas acompanham a história do Brasil há quase 70 anos, tornando-se, de fato, uma parte dos brasileiros.

Justamente por todo esse tempo de existência podemos imaginar que escrever uma novela não é uma tarefa fácil. Ademais, ela não é apenas um produto de entretenimento. Através das novelas se apresenta ao grande público temas importantes, necessários e muitas vezes polêmicos. Assim se começa a discutir mais sobre eles. Mostramos aqui alguns temas polêmicos que já foram tratados em novelas.

1 – Crianças desaparecidas

Tema1 624x351, Fatos Desconhecidos

Na novela “Explode Coração”, de Glória Perez, os espectadores foram alertados a respeito do problema de crianças desaparecidas no Brasil. A comoção com o tema foi tanta que várias mães reais colocaram as fotos dos seus filhos na novela. Felizmente, várias dessas crianças foram encontradas na época.

2 – Drogas

Tema2 624x351, Fatos Desconhecidos

Falar sobre drogas sempre é uma coisa complicada. Em “O Clone”, Glória Perez mostrou o problema com as drogas de uma forma sensível e ao mesmo tempo elucidativo. E para dar mais embasamento para o assunto, a autora usou depoimentos verídicos na novela.

Outra novela de sucesso que tratou do tema foi “Verdades Secretas”. Nessa trama de Walcyr Carrasco, Grazi Massafera viveu a modelo Larissa que se afundou no mundo das drogas e sofreu todas as consequências.

3 – Racismo

Tema3 624x351, Fatos Desconhecidos

O racismo é muito presente no Brasil, mas pouco discutido. A novela “Amor de Mãe” abordou o tema de forma cirúrgica. Uma cena comoveu o país inteiro. Quando policiais detiveram o filho de Vitória, Tiago, durante um arrastão na praia apenas por ser negro. Na ação policial, colocaram o menino no camburão. Ele implorou para encontrar sua mãe, mas não foi escutado.

4 – Violência contra a mulher

Tema4 624x351, Fatos Desconhecidos

A violência contra a mulher é um tema bastante necessário de ser abordado. Na novela “A Favorita”, João Emanuel Carneiro apresentou o tema e foi muito além disso. A trama também incentivou mulheres a denunciarem seus agressores.

5 –  Homofobia

Tema5 624x351, Fatos Desconhecidos

Já se abordou esse tema em várias novelas. E em “A força do querer” ele foi aprofundado mostrando a história de Ivana/Ivan. Ele é um homem trans que sofre com sua transição e com o preconceito da sua mãe.

6 – Imigração

Tema6 624x351, Fatos Desconhecidos

Em “América” se mostrou a triste e perigosa realidade das várias pessoas que sonham em morar nos Estados Unidos e tentam entrar no país de qualquer forma. Inclusive tentando atravessar a fronteira com o México.

7 – Alcoolismo

Tema7 624x351, Fatos Desconhecidos

Em “Mulheres Apaixonadas”, Manoel Carlos mostrou como é difícil a luta contra o álcool. Na trama, Vera Holtz interpretou maravilhosamente bem a professora Santana que lutava diariamente contra o vício.

8 – Autismo leve

Tema8 624x351, Fatos Desconhecidos

Na temporada “Viva a diferença” em “Malhação”, o autor Cao Hamburger trouxe o tema do autismo leve para se discutir na trama. Através da personagem Benê, o autor conseguiu mostrar que, mesmo com uma dificuldade para entender as situações, ela consegue conviver com amigas por mais diferentes que elas sejam.

9 – Aids

Tema9 624x351, Fatos Desconhecidos

Se cerca de muito tabu o tema até hoje. Imagine em 1998, quando “Malhação” tratou o tema. Samara Felippo vivia a personagem, Érica. Ela enfrentou obstáculos para viver junto com o amor da sua vida depois de ser diagnosticada.

10 – Esquizofrenia

Tema10 624x351, Fatos Desconhecidos

Ainda hoje não se entende muito bem os transtornos mentais. Por isso falar sobre e mostrar é bem importante. Na novela “Caminho das Índias”, Bruno Gagliasso interpretou Tarso. Ele era um menino rico que sofria de esquizofrenia e suas consequências. Como por exemplo, o preconceito dos próprios pais e da sociedade.

Helicóptero da NASA em Marte atingiu um grande marco

Matéria anterior

Físicos conseguiram uma forma de levitar objetos usando somente o som

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos