Curiosidades

Helicóptero e robô da NASA são fotografados na superfície de Marte

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Com isso em mente, o fascínio pelo quarto planeta do sistema solar existe desde que Marte foi descoberto, sendo sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Em 2021, a NASA lançou o rover Perseverance, que tinha em sua “barriga” o helicóptero Ingenuity. Desde então, eles fazem várias descobertas sobre Marte. Agora, os dois foram registrados na superfície do planeta pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), também da NASA.

A sonda está a uma altitude que varia de 250 a 316 quilômetros. Para conseguir fazer o registro do rover Perseverance e do helicóptero Ingenuity, ela usou a sua poderosa câmera HiRISE.

Registro

Essa câmera é bastante poderosa, visto a imagem que ela conseguiu capturar, que chegam a até 28 gigabits de tamanho em seis segundos. A sonda as capturou enquanto sobrevoava acima do rover e do helicóptero. Além disso, a equipe da sonda disse que é bem provável que ela passe novamente por cima deles e faça um novo registro do Perseverance e do helicóptero Ingenuity.

Geralmente, a sonda MRO registra, do alto, o que os robôs estão fazendo na superfície de Marte, tanto que essa foto não foi a primeira que ela fez. Ela também já registrou o rover chinês Zhurong e seus rastros.

A missão do Perseverance foi lançada em fevereiro do ano passado. O rover está explorando a superfície da cratera Jezero em busca de sinais de que ali já existiu vida no passado. Além disso, ele também está coletando amostras. Já o Ingenuity ajuda o rover a trilhar seu caminho na paisagem perigosa de Marte.

Atualmente, o rover está na Formação Máaz, que os cientistas acreditam ser um terreno de rochas de origem vulcânica. O Ingenuity está a 200 metros a oeste dele.

Missão

Marte

Canaltech

Na missão original, o Ingenuity faria somente cinco voos. Mas ele não parou por aí, sendo cada voo mais ousado do que o anterior. Agora, completou a sua 22ª decolagem.

Justamente por esses voos bem sucedidos, a NASA estendeu a missão do Ingenuity indefinidamente. O helicóptero acabou se tornando companheiro de viagem do rover Perseverance, que tem a missão de procurar sinais de vida no Planeta Vermelho.

O primeiro voo do Ingenuity foi em 19 de abril. Essa data e feito foram históricos por ser a primeira nave motorizada a voar em outro planeta. Superando todas as expectativas, o pequeno helicóptero voou várias vezes mais.

“Quando tive a oportunidade de trabalhar no projeto do helicóptero, acho que tive a mesma reação de qualquer outra pessoa: ‘Isso é possível?’. Tudo está funcionando tão bem. Estamos nos saindo melhor na superfície do que esperávamos”, disse Josh Ravich, chefe da equipe de engenharia mecânica da Ingenuity.

“Na verdade, fomos capazes de lidar com ventos maiores do que esperávamos. Acho que no voo três havíamos realmente cumprido todos os nossos objetivos de engenharia e obtido todas as informações que esperávamos obter”, disse Ravich,

Por conta disso, o Ingenuity está sendo enviado para explorar o caminho que o Perseverance irá fazer. O helicóptero faz isso através de sua câmera colorida de alta resolução. Com isso, existe um objetivo duplo: traçar um caminho seguro para o rover e ter um interesse científico, principalmente, geológico.

Fonte: Canaltech

Imagens: Twitter, Canaltech

Estudo indica que o uso do celular não aumenta o risco de tumor no cérebro

Matéria anterior

Will Smith pode ser expulso da Academia após tapa

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos