• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A história do homem que viveu sozinho em uma ilha durante mais de 28 anos

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      23/04/18 às 18h33

Já imaginou viver completamente sozinho em uma ilha durante mais de 28 anos? Pode parecer difícil de acreditar mas foi exatamente isso que aconteceu com Mauro Morandi, um homem de 78 anos. Ele acabou encontrando a ilha de Budelli por acaso em 1989 e não deixou mais o lugar desde então. A ilha possuí inconfundível beleza e valor natural, chegando a fazer parte do Parque Nacional do Arquipélago Maddalena, em um grupo de 7 ilhas, depois de uma disputa entre um empresário neozelandês e o governo italiano em 2016.

A importância da ilha aonde vive Mauro é inquestionável. Ela é conhecida por sua 'Praia Rosa', devido a cor peculiar de sua areia. E o motivo para a sua tonalidade é ainda mais interessante. Aparentemente, a cor incomum de sua areia se deve pelos fragmentos de corais e conchas que foram transformados em pó pela força das ondas do mar. O local foi reconhecido com um alto valor natural por volta dos anos 90, pelo governo italiano, e acabou tendo parte dela fechada até mesmo para os visitantes para preservar o seu ecossistema. Como mencionado anteriormente, uma disputa futura fez com que ela fosse designada como patrimônio do Parque Nacional do Arquipélago Maddalena.

A história de Mauro Morandi

Mauro Morandi é um ex-professor de educação física que acabou ficando à deriva depois que o seu barco perdeu o motor entre a Sardenha e a Córsega. Ele acabou sendo levado para a ilha de Budelli, na Itália, devido a força da água e acabou ficando por lá todos esses anos, desde 1989. Ele acabou descobrindo, assim que chegou, que o funcionário do governo que era responsável por cuidar da ilha iria deixá-la e resolveu substituí-lo. Ele vendeu o seu barco, uma catamarã, e ficou no lugar do homem que estava prestes a partir.

Apesar de já ter recebido milhares de turistas praticamente todos os dias, durante certos períodos, a ilha de Budelli passou a te um único morador - Mauro Morandi, depois que foi classificada com um alto valor natural e fechada consideravelmente para a proteção do seu ecossistema. Depois de ser designada como patrimônio do Parque Nacional do Arquipélago Maddalena, em 2016, o mesmo passou a contestar a estadia de Mauro Morandi na ilha. Para impedir que ele fosse expulso do local, uma petição com cerca de 18 mil assinaturas acabou sendo feita e conseguiu adiar a sua expulsão por um período ainda indeterminado.

Contato de Mauro com o exterior

Apesar de não manter contato com os turistas inicialmente, Mauro acabou sedendo e até passou a dar palestras no verão. Alguns anos atrás ele acabou criando contas em algumas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e compartilhando fotos incríveis da ilha. Ele possuí 16,2 mil seguidores no Instagram e tem fascinado as pessoas ao disponibilizar o cenário deparado por ele cotidianamente.

Ele chegou a fazer algumas afirma para as emissoras, dentre elas o fato de que "Pensamos que somos gigantes que dominam a Terra, mas somos apenas mosquitos". As observações feitas mostram a sua opinião sobre o mundo em si depois de passar todo esse tempo sozinho em uma ilha magnífica como a de Budelli. Ele ainda disse que espera poder morrer na ilha e ser cremado lá para que suas cinzas possam ser espalhadas pelo vento. Você pode ver algumas das fotos magníficas postadas por ele a seguir.

Paisagens da ilha postadas em seu Instagram

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

 16.

17.

Olhando assim a ilha parece realmente um belo lugar para se viver, concordam? Mas, ainda sim, é difícil imaginar como alguém pode viver todo esse tempo sozinho. O que acharam? Já conheciam a história de Mauro? Acham que ele deve permanecer na ilha até o fim dos seus dias como deseja?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+