Muitas marcas gigantescas e famosas, como a Nike ou o McDonald’s, podem parecer ter nascido já assim e só colhido frutos a partir daí, mas não é exatamente essa a realidade no mundo dos negócios, onde até os maiores investidores são obrigados a começar de baixo, em algum momento. Por isso, as histórias por trás de grandes logos muitas vezes são reveladoras e transformadoras de nossa visão sobre elas. Por isso, trazemos pra vocês a história por trás de 7 grandes empresas capitalistas, que podem até não existir no Brasil, mas com certeza servem de referência para muitos empreendedores ao redor do mundo:
Starbucks
Com mais de 21 mil lojas em 63 países, chegou ao Brasil na última década e casou perfeitamente com o ambiente de grandes metrópoles, como São Paulo. O nome vem do personagem Starbuck, do livro “Moby Dick”, e sua logo original era uma sereia de 2 caudas, baseada em uma ilustração nórdica do século XVI. Apesar de toda mulher ter seios e todo mundo ter sido amamentado quando criança, sua logo com os seios à mostra causa revolta e indignação até hoje – vai entender.
Chupa Chups
Foi criada pelo empresário Enric Bernat, que era um ex-comerciante de doces e precisava de uma estratégia de vendas nova. Acontece que um de seus amigos era ninguém menos que o pintor Salvador Dalí, que em 1969 recebeu o logotipo de Dalí, colocado no topo do produto e extremamente chamativo por suas cores vivas e tipografia fluída, que foram esboçados em um guardanapo durante uma conversa informal com o amigo Bernat. Isso que é designer.
Domino’s
Apesar de quase não existir no Brasil, é tão antiga quanto a Pizza Hut e pode ser chamada de “McDonald’s da pizza”, por sua dominação. Quando surgiu em 1960, criada e administrada pelos irmãos Monaghan, ela se chamava “DomiNick’s”, e era apenas um pequeno comércio em Ypsilanti, no Michigan (EUA). Em 1965, duas filiai foram abertas, e o novo nome veio junto com a ideia de ampliar a franquia. O slogan, com o número 3 num jogo de dominó, representava justamente essas 3 lojas.
A ideia era adicionar um ponto para cada nova loja, mas a partir daí a expansão foi tão rápida que isso se mostrou impossível, já que em 1978, mais ou menos 10 anos depois, já havia mais de 200 lojas da marca. Hoje, tem mais de 10 mil lojas, e só fica atrás da Pizza Hut em vendas nos EUA.
Apple
Apesar da origem ser incerta, dizem que a maçã mordida pode ser uma homenagem ao matemática Alan Turing (1912-1954), que se matou comendo uma maçã envenenada, por não aguentar mais o preconceito que sofria por ser homossexual, e é considerado um dos pais da computação. Também dizem que pode ser uma referência ao pecado original e à maçã da serpente, ou até a maçã que caiu na cabeça de Newton na fantasiosa história de “descoberta” da gravidade.
De acordo com Jobs, entretanto, essa foi uma escolha aleatória, talvez baseada em seu amor por frutas, e o fato de ter uma mordida seria apenas para que não fosse confundida com uma cereja.
Windows
Apesar de ser bem óbvio que a marca do Windows é uma janela, a logo de hoje pode não deixar isso tão claro, já que em várias versões ela parece uma bandeira ou apenas quatro quadrados coloridos. Você já tinha reparado que era uma janela ou só sacou agora?
Disney
Na verdade, a assinatura de Walt Disney não era como a que aparece nas aberturas de filmes e desenhos da marca, e foi feita por um funcionário da empresa, e não pelo criador do Mickey e seus amigos. Isso aconteceu porque a demanda por autógrafos era tão grande que Disney terceirizou o serviço para seus funcionários e secretárias, e, numa dessas, a famosa assinatura foi criada.
McDonald’s
Provavelmente o nome mais esperado e conhecido dessa lista, os gigantes do sanduíche foram não só responsáveis por propagandear o american way of life de 1950 e a cultura gastronômica do ketchup e mostarda, mas também por inundar o mundo com suas 34 mil lojas, em 120 países, sendo provavelmente um dos maiores ícones do capitalismo neoliberal.
Os arcos dourados que compõem o “M” amarelo na verdade eram as entradas das primeiras lojas, e eram daquela cor para chamar a atenção e compridos, para proteger clientes da chuva ou do Sol. Hoje, imortalizados depois de uma mudança estética da marca, nos anos 60, são um ícone reconhecido ao redor do mundo com apenas uma olhada rápida. Se quiser saber mais sobre a história da marca, confira essa matéria aqui.
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